segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sete universidades do PR estão entre as 50 melhor avaliadas pelo Inep



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 


Sete universidades do Paraná estão entre as 50 melhores instituições do Brasil, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). São elas: UEL, Unioeste, Unicentro, UEM e UEPG.
De acordo com o Inep, 2020 instituições foram avaliadas e receberam notas que vão de 1 a 5, sendo que o conceito 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Conforme o Inep, 280 cursos de graduação apresentaram desempenho insatisfatório, mesmo assim, os indicadores de qualidade de 2013 mostram que a educação superior tem avançado nos últimos anos.
A educação superior do país é avaliada a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), do conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013.
As instituições paranaenses com melhor desempenho no IGC são: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) com IGC Contínuo de 3,64 (conceito 4); a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com 3,60 (conceito 4); a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com 3,58 (conceito 4); a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 3,57 (conceito 4); a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com 3,51 (conceito 4); a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 3,47 (conceito 4) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 3,34 (conceito 4).
Segundo os relatórios disponibilizados no site do Ipen, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) foi a primeira colocada com nota  4,7982 de média.
Ainda de acordo com o Ipen, 80 cursos que obtiveram resultado insatisfatório (conceito 1 e 2) são reincidentes e deverão sofrer medidas adicionais. Já as instituições responsáveis por esses cursos podem sofrer sanções como suspensão da autonomia em relação ao curso, exclusão do Prouni e até a redução no número de vagas ou suspensão de novos alunos. Conforme o Ipen, os casos deverão ser avaliados individualmente.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), é divulgado anualmente e pode ser realizado por estudantes que estão no primeiro ano do curso (ingressantes) e estudantes do último ano (concluintes). Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado apenas no ano seguinte ao Enade e tem como principal objetivo a avaliação do desempenho de estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Na UEL, os cursos de Medicina e Farmácia conquistaram o conceito 5 no último Enade. Outros oito cursos alcançaram o conceito 4, são eles: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia. O curso de Serviço Social ficou com o conceito 2.
Da UTFPR, foi avaliado os cursos: Agronomia, com conceito 5; Tecnologia em Radiologia, 4; Tecnologia em Gestão Ambiental, 4; Educação Física, 4.
Na UFPR foram avaliados: Medicina Veterinária 5; Odontologia 4; Medicina 4; Agronomia 4; Farmácia 5; Enfermagem 3; Nutrição 4; Fisioterapia 4; Zootecnia 4; Biomedicina 5; Educação Física, 3.
O Enade avaliou nove cursos da Unioeste, quatro deles conquistaram a nota máxima: Fisioterapia, Farmácia, Medicina e Serviço Social. O conceito 4 foi alcançado pelos cursos de Agronomia, Educação física, Enfermagem e Odontologia. O curso de Zootecnia ficou com a nota 3.
Dos nove cursos avaliados pelo Enade na Unicentro – que possui campus universitários em Guarapuava e Irati – a maioria deles obteve conceitos 3 e 4. Os cursos de Enfermagem e Farmácia conquistaram a nota máxima e Nutrição foi avaliada com o conceito 2.
Na UEM, o curso de Medicina conquistou o conceito 5. Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia ficaram com o conceito 4. Já o curso de Educação Física obteve a nota 3.
A UEPG obteve a nota máxima do Enade nos cursos de Agronomia e Farmácia. Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Zootecnia ficaram com o conceito 4. Já o curso de Serviço Social obteve o conceito 3.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.