quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Vespeiro gigante dentro de casa é motivo de orgulho para catarinense



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: HORA DE SANTA CATARINA Imagem: Eduardo Cristófoli (RBS TV Joaçaba)


José Antônio Dacas ficou em torno de 30 dias longe do sítio da família em Sede Sarandi, no interior de Herval d`Oeste, no Oeste de Santa Catarina. Quando voltou ao local custou a acreditar no que viu ao abrir a porta da casa. Um enxame de vespas invadiu um dos quartos e fez um ninho enorme dentro da casa. Aos 65 anos, José afirma nunca ter visto algo parecido. Ao invés de espantado, ele ficou encantado com o trabalho dos insetos.
— Olhe bem pra isso! Que coisa linda! Eu fiquei emocionado. Pensei o que que está acontecendo aqui dentro. Tomaram conta! O enxame é enorme e elas trabalham bastante — comentou.  
As vespas entraram na casa pela janela. Como faltam alguns vidros foi fácil invadir o quarto. O ninho tem mais de dois metros de largura e quase um metro de altura e parece uma obra de arte. As vespas continuam trabalhando em novos favos.
Apesar da sujeira e do perigo de ter um enxame dentro de casa,  José não pensa em destruir o lar das vespas, pelo contrário, ficou aliviado com as novas hóspedes. Conta que antes os furtos eram frequentes, agora acredita que os ladrões vão pensar duas vezes antes de querer entrar na casa.
— Os vigilantes estão aí. Entrou lá não sai mais, brincou ele.
De acordo com o extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Jaime Turra, é comum encontrar este tipo de inseto nas comunidades rurais, mas não um ninho desse tamanho. O quarto tem temperatura agradável, os insetos estão protegidos e ao redor da casa tem alimento em abundância, por isso, conseguiram construir um ninho tão grande com essa rapidez, explicou.
Jaime alerta que as vespas têm um ferrão bastante dolorido e a vocação delas, diferente das abelhas, não é produzir mel. Elas são especialistas em polinização.
— Se destruirmos esta espécie provavelmente vamos perder alguma espécie de vegetais também — explica.
Por medida de segurança, a família deixou de frequentar o cômodo. Seu José disse que vai trancar a porta e deixar o quarto só para as vespas. Quer ver o que elas são capazes de fazer. – Eu vou fechar aquela porta daí elas ficam lá dentro sossegadas.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.