terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Medida amplia autoridade de agentes de saúde estaduais e municipais no combate à dengue



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL FEDERATIVO Imagem: Divulgação


Para fortalecer o combate ao mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, aedes aegypti, o governo federal editou a Medida Provisória nº 712 que amplia a autoridade de agentes saúde nos âmbitos federal, estaduais e municipais. 
Publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (1°) a MP autoriza os agentes a acessarem a força os imóveis privados abandonados ou fechados para combater focos do mosquito. 
Com isso, ficam regulamentadas as normas de acesso a imóveis privados em estados e municípios que tenham uma legislação específica sobre o assunto.
O texto da MP caracteriza como “ausência de pessoa” que permita o acesso do agente de saúde ao imóvel, a impossibilidade de localização de alguém que autorize a entrada após duas visitas devidamente notificadas.  
O agente poderá, nestes casos, solicitar auxílio de autoridade policial.
 Parceria federativa no combate ao Aedes Aegypti 
No 2º semestre de 2015 foi realizado o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) que indica os municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. A ideia é direcionar ações para as cidades com maiores focos do vetor. 
Além disso, foram realizadas parceria entre os CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde); e discussões por meio de videoconferências na Sala Nacional de Coordenação e Controle de Enfrentamento à Microcefalia, em Brasília, entre outras ações emergenciais. 
Combate nos órgãos federais 
Uma grande força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti mobilizou diferentes órgãos federais na última sexta-feira (29), em Brasília. Com a mobilização, a expectativa do governo é que a ação seja realizada também nas sedes de governo de estado e prefeituras. 
As repartições federais, na Esplanada dos Ministérios, realizaram trabalhos de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, foi distribuído material informativo aos participantes.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.