segunda-feira, 23 de novembro de 2015

18 curiosidades que você não sabia sobre o câncer de boca



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TERRA Imagem: Divulgação

 
Diretor de Estomatologia do A.C. Camargo Cancer Center, Fábio de Abreu Alves, elenca informações importantes sobre o quinto tipo de câncer de boca. Descoberto em 70% dos casos em fase avançada no Brasil.
1 - Afta que não cura em 15 dias pode ser sinal de câncer bucal. HPV é um dos maiores causadores de câncer bucal. “Descobri o câncer na cadeira do dentista”, diz paciente.
2 - Sequelas afetam a fala, mastigação, deglutição e a estética. 
3 - Consultas regulares ao cirurgião-dentista podem resultar em descoberta de tumor em fase inicial e maior taxa de sucesso no tratamento. 
4 - Globalmente, está entre os 10 tipos de câncer mais incidentes em populações de países em desenvolvimento e em minorias de países desenvolvidos. 
5 - No Brasil, é o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens.
6 - Sete entre 10 casos diagnosticados em fase avançada. 
7 - Estudos epidemiológicos mostram que 8 entre 10 pacientes que são diagnosticados na fase inicial da doença vivem mais do que cinco anos após o tratamento.
8 - A taxa de sobrevida em cinco anos cai pela metade.
9 - Os principais sinais detectados pelo dentista são placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas (úlceras) que não cicatrizam a mais de 15 dias. 
10 - Os sintomas relatados costumam ser de ardência, dormência e desconforto bucal. Em casos muito avançados, dor forte em regiões não específicas na boca.
11 - Muitas vezes, o câncer está em locais de difícil visualização como a borda posterior da língua, o palato mole e outros.
12 - No programa de vacinação da gripe, que acontece anualmente, há a participação do cirurgião-dentista para avaliação da cavidade oral, sendo que alguns casos de câncer e outras doenças da boca são identificados nesta campanha.
13 - O papel do cirurgião-dentista é fundamental antes, durante e após o tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer.
14 - Todo paciente que está em tratamento oncológico necessita ter uma excelente saúde bucal. Uma avaliação odontológica antes do tratamento pode evitar complicações graves.
15 - Quando o paciente está imunossuprimido (em quimioterapia ou transplante de medula) é mais suscetível a desenvolver infecções generalizadas decorrentes de micro-organismos presentes na boca. Neste sentido, cuidados com a saúde da boca devem ser intensificados.
16 - Na maioria dos casos, o tratamento do câncer de boca emprega cirurgia, podendo associar radioterapia e/ou quimioterapia.
17 - A mucosite oral, efeito mais debilitante, pode estar associada à quimioterapia e/ ou a radioterapia. Muitas vezes, o tratamento pode ser interrompido devido sua intensidade.
18 - A xerostomia (sintoma da boca seca) é outro efeito que compromete a qualidade de vida do paciente. Pacientes xerostômicos são mais suscetíveis a desenvolver cáries, doenças na gengiva ou na mucosa, como a candidíase. 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.