domingo, 12 de julho de 2015

Chuva faz rios superarem cota de alerta no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: De Olho no Tempo Imagem: Airton Grocholski

As chuvas volumosas verificadas nos 11 primeiros dias do mês de julho provocaram uma elevação anômala no nível de praticamente todos os rios do estado do Paraná. Alguns subiram além da cota de alerta e já provocam alagamentos em áreas ribeirinhas, a exemplo de localidades na bacia do rio Ivaí, entre o centro-sul, centro e noroeste do estado.
Estações telemétricas operadas por concessionárias de energia elétrica, empresas de captação de água, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Agência Nacional de Águas (ANA) registraram neste domingo (12), valores além do nível considerado normal em diferentes regiões do estado.
Em Itaporanga, o nível do rio Itararé, que limita os estados do Paraná e São Paulo, atingiu 7,91 metros. O nível normal é de 2,85 metros e a cota de alerta é de 5,50 metros.
No município de Santo Antônio da Platina, no norte paranaense, o rio das Cinzas segue acima da cota de alerta com nível de 5,06 metros. O valor normal é de 80 centímetros e a cota de alerta é de 2,90 metros.
Em Tibagi, no centro-norte do estado, o rio Capivari também está com nível superior à cota de alerta marcando 4,84 metros. O nível normal é de 1,40 metros e a cota de alerta é de 2,63 metros.
Outro rio paranaense que segue acima dos padrões normais é o Tibagi, na altura do município de Curiúva, também no centro-norte do estado. A régua neste domingo indicou valor de 5,54 metros sendo que o nível normal é de 2,16 metros e a cota de alerta de 4,68 metros.
Mais ao norte do estado, no município de Jataizinho, o mesmo rio Tibagi está com nível de 4,90 metros contra 1,80 metros do nível tido como normal e acima da cota de alerta que é de 3,16 metros.
No centro-leste paranaense, em Grandes Rios, o nível do rio Ivaí também está acima do valor normal marcando 5,90 metros. A marca normal é de apenas 65 centímetros e a cota de alerta é de 3,53 metros.
No noroeste paranaense, no município de Engenheiro Beltrão, o mesmo rio Ivaí está marcando 5,62 metros. O nível normal é de 84 centímetros e a cota de alerta é de 2,85 metros.
Entre os municípios de Godoy Moreira e São João do Ivaí, o rio da Bulha transbordou interditando a rodovia estadual PR-650.
O município de Balsa Nova, localizado no centro-leste do estado, próximo à Região Metropolitana de Curitiba também nível elevado do rio Iguaçu, com valor de 3,84 metros. A marca normal na região é de 1,54 metros e a cota de alerta de 3,84 metros já foi superada.
O mesmo rio Iguaçu atingiu 4,79 metros no município de União da Vitória, no sul do estado, divisa com Santa Catarina.
Em Guarapuava, no sul paranaense, o nível do rio das Pedras também está acima dos padrões. O valor chegou a 2,25 metros sendo que o normal é de 75 centímetros e a cota de alerta é de 1,96 metros.
No sudoeste do estado, no município de Francisco Beltrão, o nível do rio Marrecas atingiu 4,79 metros. O normal é de 2,11 metros e a cota de alerta é de 3,95 metros.
E em Capanema, também no sudoeste paranaense, o rio Iguaçu já superou a cota de alerta marcando nível de 4,42 metros. O valor normal do rio no município é de 2,46 metros e a cota de alerta é de 4,34 metros.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.