terça-feira, 23 de junho de 2015

Seis mitos sobre as melhores maneiras de carregar o celular



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Uol Imagem: Divulgação


Quais recomendações são verdadeiras e quais não passam de mitos?
Todo dono de celular já ouviu recomendações como "não deixe seu aparelho carregando a noite inteira", "não use seu telefone enquanto ele estiver carregando" ou "só carregue o celular quando acabar a bateria".
Mas, nos últimos anos, as baterias dos celulares evoluíram consideravelmente e alguns truques já são obsoletos.
A maioria das baterias de smartphones, como os da Samsung ou da Apple, é de íon de lítio. Elas carregam mais rápido, pesam menos e têm uma vida útil mais longa.
Então, quais recomendações são verdadeiras e quais não passam de mitos?
A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, fez uma pesquisa para desmascarar algumas dessas lendas. Confira.
1) É melhor esperar a bateria acabar para recarregar o celular Falso. Carregar o celular frequentemente não prejudica as baterias.
A Apple diz: "Recarregue a sua bateria de íon de lítio a qualquer hora. Não há necessidade de usar 100% dela antes de recarregá-la."
Há quase um consenso entre especialistas em tecnologia que a carga ideal para uma bateria de íon de lítio varia entre 20% a 80% de sua capacidade. Segundo eles, mantê-la dentro desses parâmetros é ideal para aumentar a vida da bateria.
Em outras palavras: não é recomendável manter seu celular 100% carregado ou deixá-lo chegar a zero.
Os especialistas também sugerem desligar ou reiniciar o aparelho pelo menos uma vez por semana para maximizar o potencial da bateria.
2) É errado deixar o telefone recarregando durante a noite toda Falso. Os smartphones de hoje são suficientemente inteligentes para saber quando a bateria é recarregada por completo e deve parar de carregar, enquanto o aparelho ainda estiver conectado à fonte de energia.
3) Carregadores "não oficiais" são ruins e podem danificar a bateria Os carregadores originais, da mesma marca do celular, são os mais adequados para recarregar o telefone.
Mas muitas das vezes eles são caros e os usuários acabam recorrendo a alternativas.
Carregadores menos conhecidos e de marcas mais baratas também funcionam.
O problema, na verdade, está nos carregadores "piratas", de fornecedores desconhecidos, que não foram projetados especificamente para o telefone que o usuário quer recarregar.
Alguns nem sequer carregam os dispositivos de maneira adequada ou demoram muito tempo para fazê-lo.
Portanto, a dica é sempre suspeitar de carregadores ilegítimos e extremamente baratos.
4) É errado usar o telefone enquanto ele estiver recarregando Em geral, não há nenhum problema em usar o telefone enquanto ele estiver recarregando.
Histórias assustadores vêm alimentando esse mito: em julho de 2013, a chinesa Ma Ailun, de 23 anos, foi eletrocutada ao responder a uma ligação em seu iPhone 5 enquanto o telefone estava recarregando.
Casos semelhantes foram amplamente divulgados pela imprensa internacional.
Na maioria dos incidentes, a culpa recaiu no uso de carregadores não originais e de má qualidade.
Se o usuário utiliza um carregador de qualidade, não deve ter nenhum problema de segurança.
A Apple recomenda "deixar o telefone recarregar por pelo menos 10 minutos antes de utilizá-lo", quando a bateria de um iPhone está praticamente vazia e ao recarregá-lo aparece uma tela preta.
"Então você pode usar o telefone enquanto ele ainda estiver recarregando", diz a empresa.
Por outro lado, usá-lo enquanto estiver recarregando não tem nenhum efeito negativo sobre o processo.
Pense que mesmo quando você não está ativamente usando o telefone durante o carregamento, o aparelho está trabalhando: ele pode estar conectado a uma rede sem fio e receber informações.
5) O telefone carrega mais rápido no modo avião?  Sim, mas a diferença é pequena. Se você colocar um celular para carregar no modo avião o processo será um pouco mais rápido do que o normal.
Isso porque o modo avião desativa as opções de acesso à rede 3G e ao Wi-Fi, e assim o telefone utiliza menos bateria durante o carregamento.
A desvantagem desse truque é que, enquanto o aparelho estiver no modo avião, não pode receber ligações ou acessar a internet.
A reportagem da BBC Mundo colocou o mito à prova e comprovou que carregar 10% do celular com o modo avião ativado é 1 minuto mais rápido do que pelo método tradicional.
6) Recarregar o celular no computador é mais demorado? A velocidade com que um celular é carregado depende da potência elétrica dos acessórios usados nesse processo.
No caso da Apple e dos iPhones, por exemplo, essa potência varia de acordo com as especificações técnicas dos cabos e carregadores.
A energia eléctrica ou potência define a velocidade à qual a energia é transferida, de modo que a potência mais, antes de recarregar a bateria.
A potência elétrica define a velocidade que a energia é transferida. Dessa forma, quanto maior for a potência, mais rápido a bateria será carregada.
Por exemplo, um carregador de iPhone tem 5 watts de potência enquanto que um cabo de USB ligado ao computador tem 2,5.
Nesse caso, usar o carregador é mais rápido.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.