segunda-feira, 8 de junho de 2015

Horst Brandstätter, o 'pai' do Playmobil, morre aos 81 anos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


Horst Brandstätter, o presidente da empresa que produz a linha de brinquedos Playmobil, as pequenas peças móveis de plástico mais famosas entre as crianças de todo o mundo, morreu aos 81 anos, anunciou a empresa nesta segunda-feira.
"Com Horst Brandstaetter não apenas a família Playmobil perdeu o seu presidente, proprietário da empresa e patriarca, mas a indústria de brinquedos na Alemanha perde uma das suas personalidades mais ilustres", afirma a empresa geobra Brandstätter Stiftung & Co. em um comunicado.
Nascido em 27 de junho de 1933, Brandstätter morreu na última quarta-feira (3).
Conhecido como "Herr Playmobil" ("Senhor Playmobil") ou "HOB" entre os seus colaboradores mais próximos, Brandstätter entrou no negócio da família em 1952, aos 19 anos, quando era administrado por seu tio.
Ele logo percebeu que o futuro da indústria de brinquedos deveria ser o plástico, ao invés do metal, e reestruturou as suas fábricas. Em 1958, desenvolveu o bambolê ou "hula hoop", que se tornou um sucesso mundial.
Durante a crise do petróleo dos anos 1970, com o aumento substancial do custo de plástico, o designer Hans Beck teve a ideia de criar pequenos bonecos e peças de 7,5 centímetros, usando a menor quantidade possível de plástico. Hans Beck morreu em 2009, aos 79 anos.
Sob a liderança de Brandstätter, a empresa com sede em Zirndorf, no estado da Baviera, criou três modelos: um cavaleiro, um operário e um índio americano. Daí a coleção foi aumentando até o presente, com piratas, fadas, palhaços, policiais, passando por sagas famosas como a série Stars Wars.
No ano passado, quando a marca completou 40 anos, as vendas do grupo Brandstaetter chegaram a 595 milhões de euros.
Horst Brandstätter pavimentou o caminho para sua sucessão, estabelecendo em meados dos anos 1990 uma fundação para administrar a empresa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.