domingo, 3 de maio de 2015

Uso de temperos no lugar do sal deixa as refeições mais saudáveis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Extra Imagem: Divulgação


Consumir cinco gramas de sal por dia seria o ideal, mas o brasileiro come, em média, 12 gramas — mais do que o dobro —, de acordo com o Ministério da Saúde. Para combater a ingestão exagerada e prejudicial de cloreto de sódio, uma boa estratégia é recorrer a temperos. Além de agregar sabor e aroma às refeições, eles ainda contêm propriedades benéficas à saúde.
— Temperos trazem a sensação de salgar a comida, mas na medida certa. Dependendo do alimento, por exemplo, no preparo da carne ou do frango, o orégano ou a pimenta do reino podem substituir completamente o sal — ensina o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.
No entanto, o melhor é combinar o uso dos condimentos com o do cloreto de sódio de forma balanceada.
— Também é necessário o consumo de sódio, porque a manutenção dos fluidos corporais depende deste elemento químico. Além disso, o sal de cozinha é fonte importante de iodo, mineral fundamental para a produção de hormônios tireoidianos — diz a endocrinologista Flávia Junqueira, da Clínica Goa Health Club.
Comer sal demais faz os rins trabalharem sob maior pressão, o que pode comprometer o funcionamento deles e aumentar os riscos de formação de cálculos renais. Outro perigo é a hipertensão. Após a ingestão, o cloreto de sódio é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. Como a água do organismo é sugada pelo sal, se ele estiver em alta concentração, o corpo acaba elevando a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulando e manter o equilíbrio.
— Retenção de líquidos e irritações na mucosa intestinal são outros sérios problemas que o excesso de sal pode causar — acrescenta Cury.
Evitar salgar o prato de comida e moderar o consumo de alimentos processados também são medidas importantes contra o exagero. Queijos prato e parmesão, macarrão instantâneo, molhos prontos, mortadela, salame, salgadinho de milho, biscoito cream cracker e batata palha estão entre os produtos industrializados que mais contém sódio.
Para crianças, o excesso de sal é mais prejudicial, pois pode predispor à obesidade e causar desidratação mais rapidamente do que nos adultos.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.