quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saiba como denunciar ofensas e crimes cometidos na internet internet



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bonde News 

Cada vez mais acaloradas, muitas discussões na internet têm terminado com ofensas e agressões entre os usuários das páginas e redes sociais. Também é comum topar com conteúdos abusivos ou criminosos durante pesquisas na rede. Como as leis do espaço virtual ainda engatinham no Brasil e em outros países, é importante que os internautas se cerquem de informações para saber denunciar um eventual abuso on-line.
Segundo a organização Safernet, que gerencia a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, só em 2014 foram quase 190 mil denúncias.
Psicólogo e diretor da área de atuação e educação da Safernet, Rodrigo Nejm dá dicas de como agir quando diante de uma situação deste tipo:
Denuncie
Copie o endereço completo da página e faça a denúncia no site denuncie.org.br. Com o formulário preenchido, o sistema consegue registrar as acusações contra um mesmo site.
Avise os demais
Caso crime tenha sido cometido dentro de uma rede social, reporte o conteúdo como abusivo. Como nem todas páginas comunicam as agressões às autoridades brasileiras, você pode usar o Disque 100 da ouvidoria online do programa Humaniza Redes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Faça um boletim de ocorrência
Com o protocolo da denúncia feito (etapas 1 e 2), é possível procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência contra o agressor. Também é recomendável lavrar uma ata notarial no cartório.
É necessário levar o endereço da página que exibe o conteúdo. O site será aberto pelo funcionário do cartório e terá suas informações impressas - mais uma prova do crime cometido on-line.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.