quinta-feira, 7 de maio de 2015

Operação Papel prende auditor da Receita Estadual em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), braço do Ministério Público do Paraná (MP-PR), cumpriu 15 mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz substituto da 11ª Vara Criminal de Curitiba contra envolvidos em sonegações fiscais referentes ao ICMS. A Operação Papel – 2ª Fase foi deflagrada pela Promotoria de Justiça de Proteção à Ordem Tributária e pelo GAECO de Curitiba. Segundo a Promotoria, a quadrilha já teria desviado em torno de R$ 115 milhões (em valores já corrigidos, incluindo multas).
As prisões são resultado de 30 denúncias apresentadas no final do ano passado pela Promotoria de Justiça de Proteção à Ordem Tributária contra 25 denunciados, entre eles cinco contadores, um advogado e o auditor da Receita Estadual, que atua em Irati, Robinson Franco de Oliveira, além de empresários do ramo da indústria, edição e gráficas e comércio e importação de papeis.
O coordenador-geral do GAECO, Leonir Batisti, explica que as investigações são do MP-PR e que o GAECO está auxiliando nessa segunda fase da Operação Papel e que a prisão do auditor ocorreu porque ele teria “vendido seus conhecimentos” para favorecer a sonegação, “o que é proibido legalmente, é uma infração ética gravíssima. Essa pessoa deverá responder por improbidade administrativa também, certamente”, informa. De acordo com Leonir, o Ministério Público deve solicitar a perda do cargo do auditor da Receita Estadual. “Ele é pago pelo Estado e, no entanto, proporcionava facilitação para esses empresários e outras pessoas produzirem essas fraudes”, comenta. De acordo com ele, a utilização dessa expertise [perícia; conhecimento especializado] dificulta a apuração dos fatos, “porque muitas das condutas desse empresário, num primeiro momento de análise, aparentam ser corretas”, observa. Continuar lendo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.