sexta-feira, 10 de abril de 2015

Menino de 7 anos arrecada livros e monta biblioteca para crianças sem-teto



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Uol Imagem: Robert Gore

Mesmo tímido e de poucas palavras, Blake Ansari, 7, já arrecadou quase 6 mil livros nos Estados Unidos em pouco mais de um ano. Ele mobilizou empresas, amigos e instituições por um único desejo: ajudar crianças desabrigadas a ter acesso à leitura.
"Espero que todas as crianças sem casa tenham sucesso em várias coisas. Desejo que eles tenham a chance de ir para a faculdade e se tornem adultos bem sucedidos", disse ao UOL em um encontro realizado no último dia 21 de março, numa manhã gelada da recém-chegada primavera norte-americana.
A história começa em uma noite próxima ao Natal de 2013, quando a mãe de Blake, Starita Boyce Ansari, leu em voz alta uma série de reportagens publicadas pelo jornal norte-americano "New York Times" sobre o dia a dia de uma menina de 11 anos desabrigada e de sua família. Segundo a reportagem, estima-se que mais de 22 mil crianças morem nas ruas de Nova York, o maior número desde a grande crise econômica mundial de 1929.
Na manhã seguinte, enquanto tomava o café da manhã, o garoto virou para os seus pais e indagou "isso significa que eles não têm uma biblioteca, não é? Eles deveriam ter uma", lembrou Starita, que é doutora em filantropia, mas parou de trabalhar para cuidar do filho.
"Eu vi que eu devia ajudá-los a ter sucesso", lembrou Blake sobre o dia em que teve a ideia.
"Não posso dizer não, eu pensei. Se ele quer ajudar as crianças, por que não?! Ele está certo", contou Starita.
Com a ajuda da mãe e do pai, Nuri Ansari, Blake começou a pedir doações de livros para os amigos. Sua família não perdeu tempo e começou a fazer ligações para os conhecidos com o mesmo pedido.
"Eu falei com meus amigos e eles disseram que poderiam ajudar aos sábados e domingos [na organização dos livros arrecadados]", lembrou Blake.
Uma nova biblioteca Segundo Starita, no início foi complicado achar um abrigo que pudesse receber a Blake Mini Library (Minibliblioteca de Blake). No entanto, a experiência profissional de Nuri, que trabalha há mais de 20 anos com o desenvolvimento de programas para desabrigados e ex-presidiários, ajudou.
"O pai de Blake começou a conversar com algumas pessoas e conseguimos um abrigo para instalar a minibiblioteca", explicou Starita.
Com a repercussão do projeto, empresas e instituições abraçaram a ideia. "As pessoas foram conhecendo e começaram a doar. Em setembro do ano passado, Blake começou a dar palestras e pedir mais doações", disse sua mãe.
A biblioteca foi oficialmente fundada no dia 6 de janeiro de 2014 e, em pouco mais de um ano, quase 6 mil livros já foram arrecadados e disponibilizados em um abrigo temporário, localizado no Brooklyn. No local, crianças e adolescentes são autorizados a ficar com cinco livros cada. O objetivo é que eles comecem suas próprias bibliotecas. "A ideia não é só ler o livro. É usá-lo mesmo. A ideia é ajudá-los mais", afirmou Starita.
Carta para Barack Obama O objetivo de Blake não para por aí. Mesmo já tendo arrecadado uma significativa quantidade de livros, ele quer mais. O garoto chegou a escrever uma carta para o presidente dos Estados Unidos pedindo que ele doe mais livros para as crianças sem-teto.
"Eu enviei a carta em janeiro [deste ano], mas até agora não tive resposta", sussurrou o jovem cabisbaixo.
"Quero que existam bibliotecas por todo o país. Por todo o mundo", destacou Blake. "Obrigado por doarem livros. E espero que todos no Brasil sejam bem sucedidos", disse ao mandar um um recado para os brasileiros.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.