sexta-feira, 3 de abril de 2015

A arte de fazer Pêssankas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)



Como acontece em toda Pascoa em Prudentópolis e este ano não foi diferente, foi um ano de muito muito trabalho e tanto que para esta Páscoa acabaram todas as pêssankas feita pelo Joao Barbosa.
João que era motorista, acabou aprendendo de fazer as pêssankas com sua esposa, tanto que virou sua profissão aos longos desses 16 anos.  
Para uma pêssanka ficar pronta, tudo depende do desenho, onde cada desenho vai de uma a duas horas para ficar pronto, pois eles são feitos parte por parte, onde a parte pronta é coberta, e para isso se usa cera que é derretida com calor de uma vela até ela ficar pronta, fala João.
Já em relação aos desenhos cada um tem seu significado, mais cada um dos pintores faz um modelo diferente, mais dentro das tradições ucranianas, com isso cada pintor cria seu traço, tanto que cada um reconhece sua pêssanka pelo seu traço, como fosse sua identidade, ressalta João.
Os significados dos desenhos nas pêssankas
Todas suas pêssankas são feitas a mão, não como alguns que usam adesivos, tanto que fica um produto industrializado e não uma arte.
Para o João não tem problema o tamanho do ovo, tanto que ele pinta um ovo de codorna até o de avestruz.
 Ouça aqui a entrevista com João Barbosa. 
Confira as demais fotos:











OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.