terça-feira, 17 de março de 2015

Saiba reconhecer 10 sinais de que seu cão pode estar doente



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Revista Donna Imagem: Divulgação

Quem ama de todo o coração os seus cães sabe: não há maior agonia do que vê-los doentes. Primeiro por que é péssimo ver quem amamos sofrer – seja humano, seja animal. E segundo por que é difícil sabermos exatamente o que estão sentindo, já que nem sempre conseguimos reconhecer os sinais que eles nos dão.
Como um diagnóstico precoce pode ser valioso para garantir a saúde dos nossos bebês, a veterinária e professora da Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade de Franca, Thaís Melo de Paula Seixas, preparou uma lista com 10 sinais que podem nos ajudar a reconhecer quando nosso amigo não está muito bem. Conhecendo as alterações comportamentais e físicas mais comuns em cães, podemos perceber que algo está errado bem cedo, e assim apressar a visita ao veterinário e, por consequência, o diagnóstico.
1 – Animal quieto ou triste
Se seu cão está muito quieto, não quer brincar ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser sinal de alguma doença física ou até mesmo de depressão – transtorno comportamental que vem sendo diagnosticado com frequência em cães.  
2 – Perda grande ou total do apetite 
Seu amigo era comilão e, de repente, resolveu fechar a boca? Perda total ou diminuição recorrente do apetite, mesmo quando você lhe oferece o seu alimento preferido, significa que é hora de ir ao veterinário. 
3 – Emagrecimento
Se o animal continua se alimentando normalmente e, mesmo assim, está perdendo peso, é sinal claro de que algo não está bem. 
4 – Vômito 
Vomitar uma ou duas vezes é sinal de que o cão deve ser observado com atenção. Se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de diarreia, tristeza e falta de apetite, corra para o veterinário já. 
5 – Diarreia
Há muitas causas para este transtorno. Se ocorrer uma diarreia isolada, observe. No entanto, se ela for persistente e estiver associada a vômitos, tristeza e falta de apetite, seu amigo está doente e precisa de atendimento imediato. Nesses casos, a rapidez no tratamento pode salvar a vida dele. 
6 – Cansaço fácil
Seu bebê é ativo e brinca bastante. De repente, começou a se cansar com facilidade. Cuidado! Isso pode ser sinal de alguma doença como obesidade, problemas cardíacos ou respiratórios. 
7 – Aumento na ingestão de água
Beber muito mais água do que o normal sem uma justificativa aparente, como muito exercício físico ou excesso de calor, também pode indicar alguma doença. Consulte o veterinário. 
8 – Olhos
Quando estão vermelhos, esbranquiçados ou com excesso de secreção, fique atento: isso pode ser sinal de algumas doenças como olho seco, úlceras na córnea, problemas nas pálpebras e até catarata ou glaucoma. Dermatites e parasitas também podem vir indicados pela secreção dos olhinhos. Por isso, olhe nos olhos do seu pet e preste atenção neles. 
9 – Mau hálito
Assim como a gente, os cães também têm placa bacteriana, o famoso tártaro. O acúmulo dessa placa causa problemas bucais, queda dos dentes e pode evoluir para doenças mais sérias, como complicações cardíacas ou infecções. O mau hálito é o primeiro sinal do acúmulo de tártaro, que pode ser removido em um procedimento simples, pelo veterinário. Outras doenças também podem causar mau hálito, como diabetes e distúrbios renais. 
10 – Secreção nasal 
Se seu cão apresenta secreção transparente e aquosa e em pouca quantidade, não se preocupe. Caso a secreção seja abundante, esbranquiçada, amarelada, verde ou com mau cheiro, ligue o sinal de alerta. Pode ser sintoma de alergia, infecção, fístula e até cinomose.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.