sexta-feira, 6 de março de 2015

Liminar determina retorno imediato às aulas da UEPG



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A Rede Imagem: Divulgação


Uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), expedida pelo desembargador Luiz Mateus de Lima, determinou o retorno imediato das aulas em todas as sete universidades estaduais do Paraná – inclusive na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A medida é válida para professores e servidores das instituições, que devem retornar imediatamente às atividades acadêmicas. A decisão judicial foi emitida na tarde desta sexta-feira (6) e deve ser encaminhada aos sindicatos que representam as categorias ainda hoje.
De acordo com o secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o governo entrou com o pedido da liminar já na terça-feira (03), logo após sindicatos dos funcionários e docentes das universidades públicas decidirem pela continuidade da greve. Para o secretário, a medida foi necessária para que os estudantes não fossem prejudicados. “Infelizmente tivemos que recorrer à Justiça. O Governo do Estado procurou manter o diálogo com os representantes do movimento grevista, inclusive atendendo a quase todas as reivindicações de imediato. No entanto, a partir da decisão da continuidade da greve, foram necessárias outras medidas do poder público”, afirmou João Carlos Gomes, em entrevista ao Portal ARede por telefone.
“Foi a última coisa que o Governo queria fazer. Respeitamos as posições dos grevistas, mas os alunos não podem sair prejudicados”, explicou o secretário. Gomes ainda ressaltou que o governo continua aberto ao diálogo com os líderes do movimento grevista.
De acordo com a decisão judicial, será aplicada uma multa de R$ 3 mil por dia para cada um dos 11 sindicatos do Paraná que não cumprirem com a liminar. A determinação ainda proíbe os grevistas de limitar ou vetar o acesso às instituições para servidores ou professores que estejam voltando às atividades. Com isso, as aulas nas universidades do Paraná, incluindo a UEPG, devem retornar já na próxima segunda-feira (09) – bem como todas as demais atividades na instituição.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa informou que já foi informada a respeito da liminar. A vice-reitora da instituição, Gisele Alves de Sá Quimelli, através da assessoria de imprensa da instituição, afirmou que irá aguardar decisões dos grevistas para tomar quaisquer medidas a respeito do assunto.
A equipe de reportagem tenta contato com os membros da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) para comentar a decisão da Justiça. No entanto, até a publicação desta matéria, ninguém atendeu aos telefonemas ou retornou as ligações.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.