sexta-feira, 6 de março de 2015

IPCA: inflação acumulada em fevereiro é a maior desde 2005



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Portal Terra 

A inflação oficial brasileira atingiu 1,22% em fevereiro sob a pressão principalmente da gasolina, levando a taxa acumulada em 12 meses ao maior nível em quase dez anos mesmo em meio aos esforços do Banco Central para combater o alto nível dos preços.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 7,70% em 12 meses até fevereiro, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse é o maior nível desde maio de 2005, quando o índice chegou a 8,05%, e supera em muito o teto da meta do governo, de 6,5%.
A alta mensal foi a mais forte para os meses de fevereiro desde 2003, quando o índice subiu 1,57%.
Os resultados ficaram acima das expectativas levantadas em pesquisa da Reuters, de alta de 1,08% na base mensal e de 7,54% em 12 meses.
Segundo o IBGE, a principal pressão em fevereiro foi exercida pela gasolina, cujos preços subiram 8,42% como resultado do aumento das alíquotas de PIS/Cofins.
Com impacto de 0,31 ponto percentual, a gasolina sozinha respondeu por um quarto do resultado do IPCA no mês e levou o grupo Transportes a uma alta de 2,20% em fevereiro, contra 1,83% no mês anterior.
Entretanto, o grupo com maior alta em fevereiro foi Educação, de 5,88%, como consequência de reajustes vistos no início do ano letivo.
A energia elétrica também teve peso importante após avanço de 3,14% em fevereiro, mas ainda assim o grupo Habitação desacelerou a alta a 1,22%, contra 2,42% em janeiro.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.