domingo, 25 de janeiro de 2015

Telma Fenker é eleita presidente da AMCESPAR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Paulo Henrique Sava (Ràdio Najuá) Imagem: Paulo Henrique Sava

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná – AMCESPAR – realizou a eleição da nova diretoria da entidade e do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/AMCESPAR.
Pela primeira vez em 32 anos, a AMCESPAR terá uma mulher na presidência. Trata-se da prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), que assume o cargo no biênio 2015-2016. Ela foi eleita durante uma reunião realizada a portas fechadas com os prefeitos presentes.
Em seu discurso, Telma agradeceu a todos os prefeitos pelo voto de confiança dado a ela. “Nós temos que trabalhar em equipe porque o homem não é uma ilha, então nós temos que trabalhar em equipe e juntos nós somos fortes e conseguimos muito mais”, comentou.
Telma destacou também a importância de ter o prefeito de Irati, Odilon Burgath, na composição da nova diretoria. Ela ressaltou que isso fará com que a região tenha uma ligação mais forte com o Governo Federal.
“Fazemos esta composição para termos esta união, tendo  tanto com o Governo Estadual como o Governo Federal nos ajudando”, ressaltou.
De acordo com Telma, nos próximos dias a nova diretoria tomará conhecimento sobre o andamento dos projetos que estão sendo realizados pela AMCESPAR. Além disso, outros projetos devem ser iniciados nos próximos meses.
“O que nós buscamos é o desenvolvimento da região, uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, comentou.
Resíduos sólidos
Entre outros projetos, Telma destacou que dará continuidade aos aterros sanitários dos municípios. O projeto deveria ter sido concluído no ano passado, mas a prefeita afirmou que fará todos os esforços em conjunto com as prefeituras para que ele seja concluído ainda neste ano. “Isso mexe com o CPF de todos os prefeitos, por isso nós teremos que alavancar e dar continuidade ao projeto e encerrar o projeto até o final da nossa gestão para termos um resultado positivo para todos os municípios”, comentou.
O prefeito de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel, declarou a reportagem da Najuá que seus dois anos de gestão na AMCESPAR foram encarados como um desafio, principalmente por conta do problema dos resíduos sólidos, que os prefeitos da região tiveram que enfrentar desde o início da gestão atual.
“Hoje nós temos certeza de que este problema teve um avanço muito grande, por mais que, na esfera federal, tenha existido uma prorrogação de prazo, mas aqui na região nós temos quase 90% de toda a documentação e os trabalhos envolvendo a destinação de uma forma já quase finalizada”, destacou.
De acordo com Claudemir, a partir de agora, a AMCESPAR tem mais dois anos para finalizar o Plano Regional de Resíduos Sólidos, o qual, segundo ele, foi o maior problema enfrentado pela região. 
Outros projetos devem ser pauta das reuniões da AMCESPAR
Outros assuntos foram discutidos em reunião a portas fechadas com os prefeitos. Dentre eles, estão a pavimentação da PR 364, no trecho entre Irati e São Mateus do Sul, a alternatividade de renda para os produtores rurais, para a agricultura familiar, além da melhoria das estradas e da logística para a região centro-sul.
“Nós temos uma das maiores características naturais, que é a água. Nós temos muita dificuldade em mexer, trabalhar e cuidar de propriedades rurais porque elas têm água. Então, nós temos que procurar alternativas para que a água seja uma solução para os nossos produtores”
Claudemir comenta que deve ter continuidade um programa voltado para a piscicultura. O prefeito ressaltou que estão sendo estudadas espécies de peixes que apresentam melhor desenvolvimento no inverno.
“Este é um assunto que estará em pauta nas reuniões da AMCESPAR e eu acredito que seja uma das alternativas principais para a melhoria da qualidade de vida na nossa região”, destacou.
Em entrevista a Najuá, o prefeito de Teixeira Soares e tesoureiro da AMCESPAR, Ivanor Muller, destacou que a nova composição da mesa diretora mostra a composição que a entidade busca com os governos estadual e federal. Ele ressaltou também que os prefeitos deverão trabalhar juntos pelo desenvolvimento da região centro-sul.
“Nós temos a área da saúde, os resíduos sólidos e a questão do transbordo. Nós devemos trabalhar junto aos governos estadual e federal para implantar um sistema de resíduos sólidos que venha a melhorar para a população de todos os municípios”,enfatiza.
Ivanor destacou também que outro problema a ser enfrentado pelos prefeitos é a questão do transporte escolar. “O governo do estado e o governo federal ajudam, mas isso é muito pouco. Nós temos que trabalhar juntos, fazendo reuniões para buscar tudo isso e outros projetos para a nossa região”, afirmou.
A nova diretoria da AMCESPAR e do CIS/AMCESPAR assumiu o mandato pelos próximos dois anos.
Composição da diretoria da AMCESPAR:
Presidente: Prefeita Telma Fenker, de Guamiranga
1º Vice-presidente: Odilon Burgath de Irati
2º Vice-presidente: Gilvan Agibert, de Prudentópolis
Tesoureiro: Ivanor Muller, de Teixeira Soares
Composição da diretoria do CIS-AMCESPAR:
Presidente: Bertoldo Rover, de Imbituva
Vice-presidente: Marino Kutianski, de Inácio Martins
Tesoureiro: Oziel Neiverth, de Fernandes Pinheiro
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.