terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Inmetro divulga ranking de consumo de combustível de carros ano 2015



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

O Inmetro divulgou o ranking de consumo de carros ano 2015 do Programa de Etiquetagem Veicular em seu site. A lista deste ano possui 583 modelos e versões de 36 marcas.
Os testes são feitos em laboratório, simulando as condições da cidade e da estrada. As notas, de A (menor consumo) a E (maior), poderão aparecer numa etiqueta no carro, se a montadora concordar em utilizá-la. Uma nota é para a comparação do consumo do carro com outros de sua categoria e outra, para a comparação geral.
SUBCOMPACTOS
Na categoria dos subcompactos, todas as versões do Volkswagen Up!, equipado com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual, levou nota máxima A, tanto na comparação para a categoria como na pontuação geral.
De acordo com a Inmetro, quando abastecido com etanol, o carro tem média de 9,2 km/l, na cidade, e 10,2 km/l, quando roda na estrada. Com gasolina, as médias aumentam, respectivamente, para 13,5 km/ e 14,6 km/l.
Para as versões com câmbio automatizado I-Motion, o gasto é o mesmo com etanol, porém, ao utilizar gasolina os valores ficam em 13,2 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).
Para o novo Cross Up!, o consumo com etanol fica em 9,1 km/l (cidade) e 10,0 km/l (estrada), tanto com câmbio automatizado, como no manual. Com gasolina, o manual faz 13,4 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada), enquanto o automatizado atinge 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).
Outro a receber nota máxima AA foi o Renault Clio, que possui motor 1.0 de 4 cilindros e câmbio manual em todas as versões. As opções com ar condicionado fazem, com etanol, 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada); se abastecidas com gasolina, as médias ficam em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).
Para as versões do Clio sem ar condicionado, o consumo com etanol é de 9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada), enquanto com gasolina as médias sobem para 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).
Apenas com motor a gasolina e câmbio automatizado, o Smart Fortwo também levou nota AA na categoria, anotando consumo de 13,2 km/l, cidade, de 14,2 a 14,4 km/l, para a estrada. O menor consumo em rodovias vale para a versão de 71 cavalos, enquanto o maior para as de 84 cavalos.
COMPACTOS
Entre os compactos, os modelos que receberam nota AA foram Toyota Etios 1.5, Ford Ka 1.0, Nissan New March, Volkswagen Fox BlueMotion e Honda Fit CVT.
MÉDIOS
Entre os veículos considerados médios na lista, os que levaram a pontuação máxima AA foram: Honda City, Nissan New Versa, Ford Ka+ 1.0, Lexus CT 200h, Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20S 1.0.
EXTRA GRANDES
O Ford Fusion Hybrid, que possui combinação de motor à gasolina 2.0 16V e elétrico, foi único entre os considerados "extra grandes" a obter classificação AA. Segundo a entidade, o sedã faz 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada).
CATEGORIAS SEM NOTA MÁXIMA
De acordo com o Inmentro, nenhum veícula nas categorias Grande, Utilitário Esportivo Compacto, Utilitário Esportivo Grande, Fora de esytafa, Minivan, Comercial, Carga Derivado e Esportivo alcançou nota máxima AA.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.