quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vereadores de Prudentópolis comentam paralisação parcial da obra da PR-160



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A paralisação parcial da recuperação asfáltica da PR-160 foi tema de discussão entre os vereadores na sessão ordinária da Câmara nesta segunda (01). Na Tribuna Livre, o vereador Osmar Pereira (PTB) alegou que funcionários do DER estariam pintando faixas até mesmo sobre os buracos na pista. A obra já foi paralisada duas vezes.
O presidente da Câmara, Júlio Makuch (PSD), disse duvidar que a obra será completamente paralisada. O governo estadual teria alegado problemas no orçamento para que a obra seja concluída. A empreiteira licitada ameaça não prosseguir a obra se os pagamentos não forem efetuados em dia.
“Tivemos um empenho, por parte do município, e mais um investimento de R$ 2 milhões na rodovia que liga a BR-277 até a comunidade de Tijuco, que agora se chama Expedicionário Estanislau Petez, e essa que liga a 277 a região Sul, Irati e outros municípios será feita. O problema é que sabemos que, a curto prazo, no final de ano, pela contenção de gastos, informado pelo próprio DER, que não vai ocorrer, mas que no ano que vem o término vai ocorrer, e que eles acharam por bem fazer a pintura para poder auxiliar aos motoristas ao menos em dia de chuva, na neblina e à noite”, argumenta.
O vereador defende a atitude do DER e diz que é uma questão de bom senso do órgão e que a pintura auxilia a observar a divisão das pistas e até mesmo a desviar dos buracos.
Da conversa que teve com a chefia do DER, o vereador recebeu o compromisso do departamento em trabalhar para a conclusão da obra, que já foi paralisada em outras oportunidades pela mesma razão: falta de recursos do Estado.
“O processo licitatório está vigente e a empresa está contratada, só que ela não a executa sem ocorram as medições e os pagamentos. Muitas vezes, tem empresas com potencial de equipamento e financeiro maior, que terminam a obra e ficam até seis meses esperando pelo pagamento. Dependendo do porte da empresa, ela não tem condição de bancar uma obra desse porte sem que ela possa executar a obra conforme for recebendo”, argumenta Makuch.
Posicionamento do Governador
Quando visitou Prudentópolis em agosto, durante a Festa do Feijão Preto, o governador Beto Richa não soube responder quando seria retomada a obra na PR-160, alegando que o Estado tem várias obras simultâneas nas estradas, incluindo 350 km de duplicação espalhados em todo o Paraná. Segundo ele, tais obras possuem cronograma para que sejam executadas por trecho, concluindo-se uma etapa, avança-se para a seguinte, sem interrupções.
Confira aqui o que governador Beto Richa falou sobre a PR-160




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.