quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Prudentópolis é município que mais desmatou no Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BandNews FM Curitiba Imagem: Divulgação


A maior área de desmatamento de vegetação natural do Sul do País entre 2012 e 2013 fica na cidade de Prudentópolis, na Região Central do Paraná. O Atlas dos Municípios da Mata Atlântica lançado hoje pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra os dados mais recentes sobre a situação de cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com 251 hectares de área desmatada, a cidade de Prudentópolis é a que teve maior supressão de vegetação natural do bioma no período 2012-2013 entre os Estados do Sul do país, em comparação com 22 hectares em Caseiros (RS) e 84 hectares em Itaiópolis (SC).
Entre as cidades do Sul que mais preservam a Mata Atlântica, a catarinense Bom Jardim da Serra, com 93% de cobertura vegetal, é a que mais se destaca. 
No Paraná, Guaraqueçaba e Guaratuba mantêm 80%. Já no Rio Grande do Sul, o principal município com áreas preservadas é São José dos Ausentes, com 61%. O estudo, com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan, apresenta ainda um consolidado dos últimos 13 anos. Entre 2000 e 2013, Itaiópolis (SC) desmatou uma área de 5.639 hectares e aparece como terceira colocada no ranking nacional. Já Bituruna (PR), com 5.484 hectares, figura na quinta posição. Com base em imagens geradas pelo sensor OLI a bordo do satélite Landsat 8, o Atlas da Mata Atlântica, que monitora o bioma há 28 anos, utiliza a tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento para avaliar os remanescentes florestais acima de 3 hectares.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.