quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Primeiro boletim mostra uma praia imprópria para banho no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bonde News Imagem: Divulgação

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (11) os primeiros boletins de balneabilidade do Verão Paraná, que será lançado pelo Governo do Estado no próximo dia 18 (quinta-feira). Os índices serão divulgados todas as quintas-feiras.
O monitoramento da qualidade da água no Litoral, Costa Oeste e Norte do Estado é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Nos mais de 90 quilômetros de orla serão monitorados 47 pontos, sendo seis deles na Ilha do Mel. Já no Interior serão monitorados 16 locais da Costa Oeste, considerando praias artificiais no lago da represa de Itaipu, e outro ponto no terminal turístico no Rio Paranapanema, no norte do Estado.
RESULTADOS – Os primeiros boletins mostram que em toda orla paranaense apenas a Ponta da Pita, em Antonina, está considerada como imprópria para banho. Já no Interior todos os locais monitorados pelo órgão estão próprios para banho.
Na divulgação feita pelo IAP é possível ver o primeiro boletim feito pelo órgão e que é usado como referência, ou seja, a soma das primeiras cinco análises semanais e consecutivas. "A realização de amostragens e análise de água dos pontos é feita a partir do início de novembro para saber se a qualidade de água é própria ou imprópria para banho conforme estabelecido pelo Conama. O primeiro boletim desta temporada, emitido na semana passada, foi usado como referência e os resultados foram semelhantes ao boletim atual, o que pode ser alterado com o aumento do fluxo de veranistas", explica a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves.
SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por intermédio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.
Os veranistas de todo Estado também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), junto à imprensa e nos comércios locais.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.