terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Entenda o que é hidrogel e quais são os riscos da aplicação



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Elana Mazon (Zero Hora) Imagem: Divulgação

A apresentadora Andressa Urach está internada em Porto Alegre, em estado grave, devido a complicações após realizar uma cirurgia para retirar hidrogel - aplicado nas pernas há cinco anos para aumentar as coxas.
Mas, afinal, o hidrogel é perigoso? Quais são os riscos? Confira a entrevista com o cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Flávio Borges Fortes.
Diário Gaúcho - O que é hidrogel?
Dr. Flávio Fortes -
Hidrogel é uma poliamida sintética usada para preenchimentos há bastante tempo. É um produto autorizado pela Anvisa e indicado para preenchimento de pequenas deformidades, como rugas ou contornos (queixo ou maçãs do rosto, por exemplo).
DG - Qual é o efeito do produto no organismo?
Dr. Flávio
- O hidrogel provoca, nos tecidos onde foi injetado, uma reação natural do organismo para proteção contra o corpo "estranho". Isso leva ao aumento da formação de colágeno e células de cicatrização, provocando o crescimento do tecido. Por isso, o aumento do volume das regiões. Aos poucos, a reação diminui e o produto é absorvido pelo organismo. Em condições normais, não é preciso retirar o produto.
DG - A quantidade usada por Andressa - 400 ml - é a indicada pelos médicos?
Dr. Flávio -
Eu não indico a aplicação de grande quantidade de qualquer preenchedor. O Conselho Federal de Medicina indica que apenas pequenas quantidades de preenchedor sejam aplicadas, em qualquer caso. Acredito que é melhor usar próteses, pois os riscos oferecidos são menores.
DG - Em casos como o de Andressa, que aplicou hidrogel em grandes quantidades, quais são os riscos para a saúde?
Dr. Flávio
- Os riscos vão desde um processo de endurecimento dos tecidos, com formação de nódulos, passando por infecção - como é o caso dela. O paciente também pode ter problemas circulatórios por compressão dos vasos sanguíneos, deixando a perna inchada. Também pode haver embolia pulmonar e infecção generalizada.
DG - Quais os cuidados que precisam ser tomados em procedimentos deste tipo?
Dr. Flávio
- Para a aplicação de qualquer tipo de preenchimento, três aspectos básicos precisam ser observados. O primeiro é a origem do produto. Peça ao médico para ver a embalagem, o prazo de validade, a autorização da Anvisa. O segundo é o local. O ambiente é adequado? Quais as condições do lugar? De maneira nenhuma o hidrogel deve ser aplicado em estéticas ou salões de beleza, por exemplo. O terceiro é o profissional. Verifique se o médico está ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.