quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comerciantes de Prudentópolis buscam soluções para alagamentos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Divulgação

Preocupados com os frequentes alagamentos na Rua Marechal Deodoro e na Avenida São João, área comercial de Prudentópolis, lojistas procuraram a Associação Comercial (ACIAP) e os vereadores, a fim de reivindicar uma solução para este inconveniente que tem ocasionado prejuízos. Os alagamentos atingem a extensão de uma quadra na Marechal e de duas quadras na Avenida.
O presidente da ACIAP, Sérgio Gomes, explica que a Associação, como entidade representativa do comércio tomou a posição de procurar a Câmara em busca de um posicionamento frente ao problema que, além de trazer prejuízos aos comerciantes e criar transtornos para lojistas, funcionários e clientes. Foi realizada uma reunião junto com os vereadores Marcos Vinício dos Santos (PT), Marcos Lachovich (PPS), Adriano Cardozo (SDD) e Darley Gonçalves da Rosa (PSB).
A partir da reunião, realizada na sexta (28), foi formada uma comissão, da qual Gomes participa junto a outros comerciantes e os vereadores Santos, Lachovich e Cardozo. O presidente da ACIAP também se reuniu com a equipe técnica da Prefeitura de Prudentópolis, composta por alguns dos secretários, na segunda (01). De acordo com ele, a ideia é adotar providências que reduzam ou impeçam os inconvenientes trazidos com o excesso de chuvas, em especial nas proximidades do Hotel Lopes e na área próxima aos Correios e à Rodoviária.
Gomes avalia que a reunião trouxe resultados positivos, com a demonstração de vontade da equipe técnica da Prefeitura e dos vereadores em encontrar uma solução breve para a questão que já vem incomodando aos comerciantes locais.
De acordo com o presidente da Associação Comercial, a Prefeitura deu o prazo de que até março de 2015 se iniciem as ações para tentar minimizar o impacto dos alagamentos e, dessa forma, manter limpas as ruas do comércio prudentopolitano.
Após a sessão de segunda (01), o vereador Lachovich disse que, antes de procurarem os vereadores, os comerciantes teriam tentado conversar com o prefeito Gilvan Agibert. Depois da reunião com os vereadores, conforme Lachovich, o presidente da Câmara formou a comissão. Da reunião da segunda (01), o vereador destacou a sugestão de que se abra uma segunda galeria pluvial, ao lado da já existente, em frente ao Hotel Burack, a fim de melhorar o escoamento de água.

Ações a serem executadas
Segundo o vereador, o secretário municipal de Meio Ambiente, Willian Marcelo Charnei já solicitou, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença de operação para executar a dragagem do Rio Xaxim, desde sua foz, no Rio dos Patos, até a região central.
Concluída esta etapa, caberá à Secretaria de Obras realizar a limpeza dos bueiros e das ruas. Ainda ficou acertado o compromisso de a Prefeitura disponibilizar um segundo caminhão para a limpeza das ruas durante a madrugada, pois um só não tem dado conta. “Leva cerca de 45 minutos para carregar o caminhão com água e uma hora e meia para ele chegar até a Avenida. Tendo mais um caminhão, enquanto um carrega, o outro já vai lavando”, explica o vereador.
De acordo com Lachovich, ainda que tais ações não acabem com o problema dos alagamentos, reduzem significativamente seus efeitos.
Em breve as entrevistas.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.