quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Reunião debate falta de água e esgoto nos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Paulo Henrique Sava (Rádio Najuá) Imagem: Paulo Henrique Sava (Rádio Najuá)


Moradores dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez se reuniram com representantes da Prefeitura Municipal de Irati, da Câmara de Vereadores e da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, na noite desta terça-feira, 04, no Centro Social, anexo ao Posto de Saúde do Riozinho, para discutir os problemas da falta de água constante e da rede de esgoto nos bairros. Aproximadamente 150 pessoas dos dois bairros participaram do encontro.
Em seu discurso, o vereador Vilson Menon (PMDB) disse não acreditar que a SANEPAR seja contrária as necessidades da população. “O que a gente espera realmente hoje daqui é que saia algo palpável, com data, com previsão, para que todos vocês e principalmente nós saiamos felizes desta reunião”, afirmou.
O prefeito Odilon Burgath citou os problemas enfrentados por Irati após as enchentes do mês de junho, mas segundo ele, já há um projeto em andamento para a ampliação da rede em todo o município. Trata-se da captação da água do poço 3, localizado na comunidade de Florestal, nas proximidades do Kartódromo de Irati. 
De acordo com Odilon, o novo sistema deverá aumentar a capacidade de abastecimento de Irati em cerca de 2600 residências. “Este novo sistema vai ter a capacidade de desafogar os outros poços e poderá ampliar a rede”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, este projeto será executado pela Sanepar e pelo Governo do Estado, através de uma parceria com a prefeitura. Como este é um projeto grande, em diversas reuniões, a diretoria da Sanepar garantiu que ele está na pauta da empresa para 2015. 
“Irati tem prioridade na Sanepar, e eu espero que essa prioridade do governo do estado realmente se cumpra e que a gente possa ter mais brevemente não somente a conclusão do projeto de engenharia da captação através do poço 3, mas que ele possa entrar em prática”, ponderou Odilon.
Ampliação da rede de esgoto
Sobre as obras de ampliação da rede de esgoto, Odilon ressaltou que já foi assinado um aditivo de contrato para que a Sanepar possa executar os serviços em diversos bairros da cidade, inclusive em Engenheiro Gutierrez e Riozinho, com um investimento na ordem de R$1 milhão para a execução de 10km de rede de esgoto em toda a cidade. 
“Já executamos perto de 1km no bairro Lagoa e nós vamos atender boa parte dos bairros que têm dificuldades em ligações de esgoto, dentre eles Engenheiro Gutierrez e Riozinho”, ressaltou o prefeito.
Sanepar executará obras a partir de 2015
Em entrevista a Najuá, o representante da Sanepar, Fábio Dias, explicou que as ações que estão sendo realizadas pela empresa serão concluídas no final de 2015. “Já estamos com algumas obras em andamento e outras estão em fase de licitação para serem executadas no ano que vem”. 
De acordo com Fábio, o projeto de captação de água do poço 3, o maior a ser executado a partir de 2015 pela empresa, prevê que o problema da falta de água deverá estar resolvido a partir do final de 2015. 
“Este é um projeto que tem um horizonte de 30 anos sem problemas. Ele também já está em licitação para que, assim que sejam finalizados os projetos, as obras sejam contratadas para dar um progresso e um horizonte maior para Irati”, afirmou. 
Opinião dos moradores
Para a presidente da Associação de Moradores do Riozinho, Arlete Maria de Fátima Kuhn, a reunião trouxe resultados positivos para os moradores. “O pessoal saiu muito contente. Eu fiquei feliz porque todo mundo participou”, ressaltou.
Em entrevista a Najuá, a presidente da Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez, Magda Regina Schamela, afirmou que os moradores vão aguardar o início das obras, o que segundo a Sanepar, deve acontecer em janeiro. 
Ela afirmou ainda que as duas comunidades se uniram para organizar a reunião porque somente assim os moradores poderiam reivindicar melhorias para os bairros.
“Esta foi somente a primeira reunião que a gente fez, e outras já estão programadas para outras reivindicações”, finalizou.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.