quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Receita Federal envia cartas a quem está com pendências na declaração



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação


A Receita Federal em Ponta Grossa, está enviando cartas a 2.469 contribuintes da região que estão com pendências na declaração do imposto de renda de 2014. A ação tem por objetivo alertar as pessoas para que retifiquem a declaração antes de terminar o ano. Caso contrário, o contribuinte entra para a malha fina e poderá pagar multa de até 225% do valor que deixou de ser pago.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Gustavo Horn, a iniciativa de enviar cartas de alerta aos contribuintes que estão prestes a cair na malha fina começou em 2013. “Nós estamos focados em combater fraudes. Não queremos pegar o contribuinte desatento. Por esse motivo, damos essa dica ao contribuinte, presumindo que ele use de boa fé e resolva a sua pendência”, explica. Horn avisa que as pessoas devem ficar atentas ao modelo da carta [foto acima] para evitar possíveis golpes.
Em Ponta Grossa e região, 4.731 pessoas estão com problemas na declaração. No entanto, as correspondências são enviadas somente aqueles que possuem pendências simples de serem resolvidas. “Cerca de 90% dos casos simples envolvem rendimentos por fontes pagadoras, que não foram informados, ou diferença de imposto retido ou recolhido ao longo do ano, que não foi confirmado durante a verificação”, esclarece o delegado.
O contribuinte que fizer a retificação até o fim de novembro, ainda pode receber a restituição no último lote do imposto de renda, no dia 15 de dezembro. Caso passe desse prazo, é possível corrigir o problema até 31 de dezembro sem correr risco de ser autuado. A retificação será recebida somente no primeiro lote de 2015. Se o contribuinte perder esses prazos, ele ainda tem até o fim de 2018 para retificar e receber a restituição.
Já o contribuinte que pagou imposto e quer retificar a declaração a tempo, deve arcar com uma multa de, no máximo, 20% de mora sobre o valor que deixou de pagar. O contribuinte que não cumprir com o prazo vai ter de pagar uma multa de ofício, que varia de 75% a 225%. A porcentagem varia se o contribuinte executou algum tipo de fraude ou se tentou dificultar o acesso às informações.
Como verificar a situação
Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada.
O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Caso as declarações tenham problemas, elas entram na malha fina do órgão, ou seja, ficam retidas, e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.