sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Leite da marca Dália apresenta substância usada em limpeza e tem lote recolhido



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Letícia Costa (Zero Hora) Imagem: Diego Vara (Agencia RBS)


Ao tomar o leite do lote 5V4 da marca Dália, um consumidor de Santa Maria notou um gosto estranho na bebida e avisou a Vigilância Sanitária municipal. Após análises no Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), foi constatada a presença de hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária.
— A pessoa que reclamou disse que tinha gosto ruim, de solução de limpeza. Foi a única reclamação que recebemos e a pessoa não apresentou nenhum sintoma — afirma Susete Lobo Saar de Almeida, chefe do Núcleo de Vigilância de Produtos estadual.
Com o resultado em mãos, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu, na semana passada, um aviso aos municípios informando que o produto da linha Semi-Desnatado, com data de fabricação de 14 de agosto de 2014 e validade até 14 de dezembro de 2014, deveria ser interditado no comércio. O caso também foi informado ao Ministério da Agricultura.
O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintêndencia Federal de Agricultura no Estado, José Euclides Vieira Severo, explica que o hipoclorito é utilizado na limpeza da tubulação por onde passa o leite. Ele diz que já está sendo feito o recall do lote e que não há risco para a saúde. Conforme a assessoria de imprensa da marca, a Dália Alimentos irá realizar o recolhimento do lote.
Avise a Vigilância Sanitária se você perceber alguma alteração no produto: Disque vigilância: 150
Nesta sexta-feira, a Dália enviou nota oficial. Leia na íntegra:
No dia 30 de outubro recebemos a comunicação do SIF (Ministério da Agricultura) de que um consumidor havia enviado uma amostra de leite UHT Semidesnatado, envasado em 14 de agosto de 2014, à Secretaria Estadual de Saúde para análise e que, conforme laudo do exame, o leite apresentava problemas de crioscopia (sugerindo presença de água clorada). Assim, nos recomendaram o recolhimento do lote desse leite, o que está sendo feito.
Um lote de leite tem em média 6.000 litros. Nesse lote, especificamente, não tivemos nenhuma outra reclamação, à exceção desse único consumidor.
Durante todo o processo de envase de um lote de leite são realizadas, em média, 22 análises e, nesse lote, todas as análises apresentaram normalidade. É de rotina a empresa reter várias amostras de um lote para possíveis pesquisas. Dispomos de várias amostras desse lote à disposição e todas apresentam normalidade.
Em um processo de envase industrial falhas mecânicas e humanas são possíveis, porém, atuamos com o propósito de evitá-las, num trabalho conjunto de nossa equipe de Controle de Qualidade e da fiscalização do Ministério da Agricultura.
Aos nossos consumidores, asseguramos a continuidade de um trabalho sério, com o objetivo de continuarmos a produzir alimentos seguros, como sempre o fizemos.
Em 07/11/2014
Dália Alimentos


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.