quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Encontrado corpo de homem que se afogou em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

O lago formado pelo salto Barão do Rio Branco
“Perigo! 40 metros de profundidade, água turbulenta, alto índice de morte por afogamento”. As placas colocadas no Salto Barão do Rio Branco, em Prudentópolis, alertam sobre o perigo de se banhar no local. Mesmo assim, o ponto turístico acabou sendo palco de mais uma tragédia. Maicon Anderson Borgato, de 34 anos, morreu vítima de afogamento.
Em entrevista ao repórter Elio Kohut, o 3º sargento Zarowny, do Corpo de Bombeiros de Irati, revelou que Maicon foi a sétima pessoa que morreu no Salto Barão do Rio Branco. “Isso quer dizer que o perigo existe. O local é bastante perigoso, impróprio para banho e não oferece segurança alguma”, alerta o Sargento, que participou do resgate do corpo da vítima.
Os números mostram a noção do perigo. Para chegar até o Salto é necessário descer 400 degraus. Já a altura da queda d’ água chega a 64 metros. Conforme Zarowny, a profundidade do Salto chega próximo de 40 metros. “A gente vem fazendo mergulhos desde o primeiro dia, mas encontramos bastante dificuldade na cachoeira. Tem muita pedra, enrosco no local, o que dificultou a busca”, confirmou o Sargento. 
Segundo Zarowny, os bombeiros realizavam buscas na manhã desta quarta-feira, 19, quando o corpo de Maicon apareceu boiando as margens do Salto. “Estávamos indo para o quinto dia de busca, que deu início no sábado, às 15h30. Não tem uma particularidade. A gente varia até a localização do corpo de 15 a 20 dias, dependendo se está enroscado, mas graças a Deus, aí no quinto dia ele veio a aparecer”, conta.
Maicon e um grupo de amigos motociclistas viajaram de Guarapuava para Prudentópolis para passar o fim de semana e pretendiam se banhar no local. “Ele [a vítima] nadou até próximo a queda da cachoeira, quando ele queria voltar não conseguiu. A correnteza puxou pra baixo da queda. Ele veio a cansar e pereceu”, comenta Zarowny.
O local onde ocorreu o acidente é sinalizado com placas de alerta sobre o perigo da queda. Uma das placas faz referência à morte do engenheiro civil Jair Kurmann, de 27 anos, no dia 23 de dezembro de 2012.
O Sargento informa que as buscas foram realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros de Prudentópolis e Irati. Uma equipe com três profissionais de Ponta Grossa se deslocou até o Salto nesta quarta-feira, 19, para auxiliar no resgate do corpo de Maicon, já que ele estava em um local de difícil acesso.
De acordo com informações do portal Rede Sul de Notícias, Maicon será sepultado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. 
O jovem natural de Marília/SP era graduado em jornalismo e trabalhava há oito anos como agente penitenciário em Guarapuava. Maicon tinha como hobby tocar saxofone em semáforos e no Calçadão da Rua 15 de Novembro, em Guarapuava. Maicon ainda chegou a apresentar um programa na TV Araucária e costumava participou do evento “Tardes Musicais”, que era realizado no Parque do Lago.
Em contato com a reportagem da Rede Sul de Notícias, o vice-presidente do Moto Clube Rota X, Sebastião Ferreira, disse que o amigo estava encantado pelo local.
“Estávamos perto quando Borgato entrou na água e começou a nadar. Ele nadava muito bem por sinal, mas de repente vimos que ele começou a se debater e alguns pescadores que estavam na beira da cachoeira tentaram arremessar linhas e até mesmo varas de pescar para se apoiar, mas ele não conseguiu alcançar e repentinamente sumiu”, disse Sebastião.
Confira a entrevista:
Sgt. Zarowny


Foto de cima do salto

Os mais de 400 degraus até chegar no salto

O lago formado pelo salto Barão do Rio Branco

Local que corpo foi encontrado

A parte de baixo do salto

Por onde o corpo foi retirado

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.