quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Vereador de Ipiranga é cassado



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: DivulgaCand

O vereador de Ipiranga Luiz Fernando Betinardi (PDT) foi cassado, conforme sentença publicada na terça-feira, 7, pela justiça eleitoral. O parlamentar foi condenado à perda do mandato em virtude de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições municipais de 2012.
De acordo com a justiça eleitoral, Betinardi que exerce a profissão de médico, realizou consultas gratuitas no período eleitoral em troca de votos. Com o receituário médico assinado por Betinardi, os pacientes estariam retirando medicamentos gratuitos na secretaria de Saúde de Ipiranga, segundo as investigações.
Além da cassação do mandato do vereador, a justiça eleitoral de Ipiranga ainda determinou a aplicação de uma multa equivalente a 20 mil UFIR’s. Um inquérito policial também está em andamento para averiguar a conduta do médico/vereador. 
Após denúncias, a justiça eleitoral determinou a busca e apreensão de prontuários do médico. Segundo informações da Câmara de Ipiranga, foi comprovado que Betinardo atendia de 20 a 30 moradores diariamente. No entanto, nenhum deles pagava consulta em troca de benefícios ao vereador.
A decisão da justiça eleitoral determinou a cassação imediata do vereador, que possui um prazo para apresentar defesa e recorrer da sentença. Betinardi poderá reaver o mandato no futuro, se comprovar sua inocência no caso.
No momento, a Câmara de Ipiranga já foi notificada para convocar o primeiro suplente da Coligação Força do Povo (PDT / PSC / PSB), Sebastião Braga dos Santos, conhecido como Tiãozinho (PSB).
Conforme a Lei orgânica e o Regimento Interno da Câmara de Ipiranga, o suplente tem prazo de 15 dias para ser empossado no cargo. A próxima sessão do legislativo ipiranguense acontece na segunda-feira, 13. 
Formado em Medicina, Luiz Fernando Betinardi é natural de Campos Novos/SC e possui 63 anos. O vereador foi eleito para o sexto mandato consecutivo em 2012, com 293 votos. Joãozinho foi o primeiro suplente da Coligação com 253 votos.
Um dos trechos do processo contra o vereador diz o seguinte:
[...] o investigado é médico vinculado ao Município de Ipiranga, apresentando-se, pela sexta vez consecutiva, como candidato a vereador no Município, cargo que já exerce desde 1992; que sobreveio notícia de que o requerido está ofertando consultas  gratuitas aos eleitores ipiranguenses, prática que é antiga e que lhe garantiu tantos mandatos sucessivos; que tal notícia era ainda no sentido de que, além da consulta, os pacientes estavam sendo encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que, com base no receituário emitido pelo médico, em sua maioria com timbre privado, obtivessem, gratuitamente, os medicamentos receitados;  Com efeito, o processo impetrado pelo Ministério Público de Ipiranga, correu desde 2008 e agora foi dada a sentença. O vereador deve ter recorrido de decisão. Mas de acordo com o presidente da câmara, o vereador Altair Boza Correia, a justiça já determinou que a câmara comunicasse o emposse do suplente, o que se dará no próximo dia 13/10/2014.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.