terça-feira, 7 de outubro de 2014

Terremoto sentido em Jaraguá foi percebido também em Joinville



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Diário Catarinense Imagem: Divulgação

Morador do bairro Vila Nova, em Joinville, Alexsander Gonçalves disse ter sentido tremor de terra por volta das 4h30 da última segunda-feira. Ele mora na Estrada Blumenau.
Ele conta apenas ter percebido as janelas tremendo. Nenhum objeto chegou a cair no chão. Outros dois vizinhos dele também teriam sentido o tremor.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edval Pereira, os tremores têm relação entre si.
— Houve uma acomodação do solo em uma região próxima aos municípios de Jaraguá do Sul, Joinville e Schroeder, que fez com que alguns bairros dos diferentes municípios sentissem o tremor —, afirma.
Como explica Antônio, o período de chuvas acaba provocando descolamentos de rochas no subsolo, que depois voltam a se acomodar.
O tremor de terra na madrugada da segunda-feira atingiu magnitude 3,5 — grau considerado moderado na escala que vai até 9. Para o coordenador, a hipótese de um novo tremor está descartada.
Segundo o professor e pesquisador George Sand de França, o tremor é considerado um terremoto.
Não é a primeira vez
Em 2010, tremores foram sentidos na localidade Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá. Na época, A Defesa Civil descartou a hipótese de terremoto e trabalhou com a com a tese de acomodação do solo por conta das chuvas. 
Em Pirabeiraba, foram 11 tremores em menos de 24 horas no ano de 2012, também em função da acomodação do solo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.