sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Saiba como melhorar o sinal do Wi-Fi



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Olhar Digital Imagem: Olhar Digital


Com cada vez mais dispositivos móveis dentro de casa, a maioria das pessoas que tem internet banda larga também tem acesso sem fio. Mas diversos fatores podem influenciar para que o seu roteador funcione melhor e ofereça um sinal wi-fi de qualidade e condizente com a velocidade da sua internet contratada.
Ideias mirabolantes não faltam, na hora do desespero vale tudo: embrulhar as antenas com papel alumínio, imitar nossos avós e colocar palha de aço na ponta da antena para melhorar o sinal...
O Renato, que trabalha aqui na redação online do Olhar Digital, já experimentou algumas dessas soluções caseiras. "É só dobrar o alumínio num formato arredondado, como se fosse uma antena parabólica, mesmo."
Há até quem diga que usar uma fôrma de bolo de metal ao lado do roteador amplifica o sinal wireless fazendo com que ele chegue com mais consistência ao receptor. Mas como sabemos, essas soluções “caseiras” não são nenhuma ciência, mas será que alguma delas realmente funciona?
"Em termos gerais, nada disso funciona e quando alguma dessas soluções tem efeito, é uma coisa muito pequena. É tão mínimo que a gente acaba não sentindo o efeito", afirma Michel Chiavegatti, consultor em TI da Impacta. Segundo ele, existem outros ajustes que podem ser feitos para melhorar o desempenho do Wi-Fi.
A gente separou algumas dicas; dá só uma olhada:
O primeiro passo é posicionar seu roteador estrategicamente. Qualquer parede ou objeto pode causar interferência no sinal sem fio. Ou seja, mesmo que seu roteador não seja muito bonito, não é legal deixá-lo escondido atrás de algum móvel, por exemplo. O ideal é deixar o aparelho no local mais central da casa e posicionado em um local alto e livre de obstáculos. Esta é a primeira forma de garantir a melhor cobertura até nos cantos mais distantes da casa.
Manter seu equipamento sempre atualizado é outra dica importante. Novas versões de firmware normalmente significam aumento de desempenho e acesso a novos recursos. Importante também é avaliar a compatibilidade dos seus dispositivos que se conectam à rede wi-fi e o roteador.
"Para se ter realmente um aumento de velocidade é preciso comprar um equipamento melhor (roteador), mas o seu dispositivo também precisa oferecer suporte a essa tecnologia", explica Chiavegatti.
Há mais sugestões: tente se livrar de fontes de interferência; além de outros roteadores, telefones sem fio e até fornos micro-ondas estão entre os equipamentos que mais interferem na qualidade do sinal wi-fi dentro de casa. É legal também procurar – na configuração do roteador – um canal de frequência que ainda não esteja sendo utilizado por nenhum outro aparelho próximo.
Por último, uma das soluções mais garantidas para aumentar o sinal wi-fi em qualquer ambiente é através de repetidores de sinal. O equipamento funciona exatamente como um roteador, mas em vez de criar um novo sinal, ele retransmite o existente. Quanto mais repetidores, menor a possibilidade de existirem áreas de sombra (sem sinal) na sua residência... por maior ou mais complexa que ela seja.
"Você pode colocar várias antenas para trabalhar num único ambiente wireless, como se fosse uma única antena", ensina o consultor.
E você, já tentou alguma solução que realmente funcionou e melhorou seu wi-fi dentro de casa ou no escritório? Conte pra gente e compartilhe com o pessoal nos comentários desta matéria. Aproveite para entender como controlar os aplicativos que consomem a maior parte da sua banda de internet. É outro caminho para navegar mais tranquilo e sem tropeços.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.