quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Repórter da Najuá vence prêmio Nacional de Jornalismo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Abracopel

O repórter da rádio Najuá, Luiz Fabiano Oliveira, o Sassá, foi finalista em duas categorias do 8º Prêmio Abracopel de Jornalismo, 5º Prêmio Especial Programa Casa Segura e 1º Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos. A reportagem “Curto Circuito é a principal causa de acidentes na rede elétrica”, veiculada pela Najuá em maio deste ano, obteve a primeira classificação na categoria Rádio e a terceira na categoria Internet.
A premiação, oferecida pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ocorreu na segunda (22), no auditório do Instituto Itaú Cultural, e teve apresentação da jornalista Rosana Jatobá (ex-Jornal Nacional e Globo Rural) como mestre de cerimônias. Todos os finalistas receberam certificado e medalha criada especialmente para o evento. Sassá, ao lado de vários jornalistas de renome, premiados nas demais categorias, ganhou um tablet e um troféu exclusivo criado pelo artista plástico Kiko Azevedo. A Rádio Najuá desponta na premiação ao lado de mídias de prestígio como o Portal G1 – portal de notícias da Globo, da TV Brasil, Diário de Pernambuco e afiliadas da Rede Globo.
Em oito anos, foram cerca de 700 inscrições. Na edição atual da premiação, considerada um recorde de participantes, 191 trabalhos foram inscritos, distribuídos entre nove diferentes categorias.
Confira outras imagens e informações da premiação no site da Abracopel.
Produção da reportagem
A reportagem que trouxe a premiação à Rádio Najuá foi produzida pelo repórter Luiz Fabiano Oliveira – o Sassá – com edição de áudio de João Geraldo Mitz. A pauta surgiu a partir do momento em que o repórter recebeu uma ligação da própria mãe, em março, durante um almoço de domingo, relatando que um curto-circuito ocasionou um princípio de incêndio que atingiu o forro da casa. Ao chegar à casa da mãe, o repórter observou que o princípio de incêndio teria se iniciado em face da precariedade das instalações elétricas e da sobrecarga causada por vários aparelhos ligados na mesma tomada, através de um T. Coincidentemente, na mesma semana um incêndio atingiu outra casa em Irati, pelo mesmo motivo.
Movido pela preocupação em alertar a população quanto aos riscos trazidos por instalações elétricas precárias, o repórter procurou a tenente Carla Spak, do Corpo de Bombeiros de Irati, e a partir de uma entrevista com ela, produziu uma reportagem que foi ao ar no Meio Dia em Notícias, das rádios Najuá AM e FM e, posteriormente, veiculada no site. A própria Abracopel convidou o repórter a se inscrever na premiação, através de e-mail, ao notar que o texto se encaixava na proposta do evento.

Ao ser informado de que seria finalista da premiação, ao lado de veículos como G1, Rede Globo, SBT, Band, entre outros, Sassá fez um post em sua página pessoal no Facebook, em que relatou a experiência e manifestou uma série de agradecimentos aos que oportunizaram a conquista, como a diretora das emissoras Najuá, Jussara Harmuch, pela confiança depositada em seu trabalho e competência profissional e também ao diretor de jornalismo Rodrigo Zub, pela dedicação em compartilhar as técnicas e os princípios éticos do bom jornalismo. Agradeceu, ainda, o reconhecimento e o carinho que recebe diariamente dos ouvintes.
Abracopel
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) é uma entidade formada por profissionais do setor preocupados com inúmeros acidentes que ocorrem devido à pouca importância que se dá aos riscos trazidos pelo mau manuseio da energia elétrica. A associação realiza ações preventivas e educativas voltadas à população brasileira a fim de evitar acidentes com eletricidade.
Repercussão
A premiação repercutiu nas redes sociais e o repórter Sassá Oliveira recebeu uma série de comentários de ouvintes e de amigos parabenizando a conquista. Um deles veio do servidor da Câmara de Rio Azul, José Augusto Gueltes, que enfatiza o reconhecimento e oportunidade que a Rádio Najuá dá aos talentos locais.
O diretor de jornalismo das emissoras Najuá AM e FM, Rodrigo Zub, ressalta que tanto Sassá quanto João Geraldo Mitz são dois profissionais apaixonados pelo rádio e que a premiação reflete a dedicação de ambos, “que estão sempre comprometidos em levar informação aos lares de Irati e da região”, salienta.
Zub aproveita para destacar a contribuição do operador de áudio, popularmente conhecido como Magoo, no processo de confecção da notícia. Conforme o diretor de jornalismo, o operador de áudio não só dá dicas de como se posicionar melhor diante do microfone para que a fala seja clara, como também sugere que tipos de perguntas fazer aos entrevistados e toma todo o cuidado necessário para que o material seja veiculado com a melhor qualidade de áudio possível. Invisível, mas crucial:
“Ele é uma pessoa que não aparece porque não é locutor, mas tem um papel fundamental na rádio, pois todos os spots, comerciais, gravações de entrevistas, entre outros trabalhos, estão sob sua responsabilidade”, destaca Zub.
Ele também salienta o papel da reportagem como prestação de serviço de utilidade pública, ao informar a população sobre os meios para se evitar acidentes domésticos ocasionados pelo mau uso da energia elétrica.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.