quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Presos ficam feridos após tumulto na Delegacia de Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Sassá Oliveira (Rádio Najuá) e Hoje Centro Sul

Detentos da Delegacia de Polícia Civil de Irati atearam fogo em colchões e outros objetos das celas e ainda ameaçaram realizar uma rebelião na tarde de terça-feira, 30. A confusão teria começado durante uma briga entre alguns presos.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu combater o incêndio em uma das celas do corredor. A situação foi controlada rapidamente pelos agentes da Polícia Civil e policiais militares, que prestaram apoio a ocorrência.
Três presos sofreram queimaduras leves e foram encaminhados para atendimento médico pela Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, os detentos que ficam em uma cela nos fundos da cadeia ameaçaram presos de outra ala. A partir daí o clima esquentou e dois presos colocaram fogo em colchões.
Os presos que geraram o tumulto foram transferidos de celas. A Delegada Eliete Kovalhuk anunciou que os detentos envolvidos na confusão irão receber sanções disciplinares e que será aberto um inquérito policial, em função dos danos causados ao prédio da Delegacia de Polícia Civil de Irati.
"Os envolvidos serão sancionados com anotações negativas em suas respectivas fichas de comportamento carcerário. É motivo de preocupação porque eles acabam se rebelando tendo em vista a animosidade que existe. Dois presos estão em constante atrito com os demais dos fundos da cadeia. Diante disso, as equipes policiais isolaram os presos em suas respectivas celas e a situação foi controlada, inclusive o principio de incêndio”, declarou a Delegada, em entrevista ao repórter Sassá Oliveira.
Eliete disse ainda que está buscando resolver os problemas e melhorar a estrutura da cadeia. Para a Delegada, é necessário encontrar um local adequado para abrigar os presos da Comarca. Neste sentido, ela agradeceu o apoio do Conselho da Comunidade. “Na cela onde os presos ficaram feridos havia mais detentos, mas estavam tranquilos. O motim foi realizado por dois [presos] em especial”, comentou a Delegada.
Reunião discute situação na cadeiaA falta de segurança e as condições precárias da cadeia pública de Irati foram discutidas em uma reunião com o prefeito Odilon Burgath (PT). O encontro realizado na manhã de terça-feira, 30, reuniu representantes de várias entidades, como Conselho da Comunidade, Polícia Civil, Polícia Militar, Observatório Social e seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que debateram as alternativas que podem ser tomadas para a construção de uma nova carceragem. A principal preocupação da população é quanto ao fato da Delegacia estar instalada em uma área central da cidade, causando risco aos moradores.
Outros incidentes na Delegacia
Nos últimos dias, o clima de insegurança na cadeia tem aumentado. No domingo, 28, dois presos tentaram fugir da Delegacia pelo forro de uma das celas. A PM foi acionada para prestar apoio e recolheu todos os detentos nas salas. Em seguida, agentes do Depen e o investigador da Polícia Civil vistoriaram a cela e encontraram um buraco no forro.
Na sexta-feira, 26, uma sacola com maconha foi arremessada pelo solário da Delegacia. Conforme relatado pela Delegada, a Polícia Militar foi chamada para conter os presos, que fizeram uma “torre humana”, numa tentativa de fugir do local.
Ainda na semana passada, foi apreendida uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos e drogas na cadeia. Durante uma operação bate-grade realizada na terça-feira, 23, foram localizados 26 celulares, três cachimbos, 11 carregadores, três facas, três brocas, uma barra de cano de PVC, 11 estoques, 389 gramas de maconha, oito chips de celulares e 12 baterias de celular, em poder dos detentos.
Eliete disse que os materiais apreendidos possivelmente foram arremessados pelo solário.
Confira aqui mais fotos

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.