sábado, 11 de outubro de 2014

Aparecida: fé que se estende de Norte a Sul do Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Aparecida do Norte (SP) se transforma na capital da fé neste domingo (12), quando celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Pessoas vêm do Brasil todo, de perto e de longe, para pedir e agradecer as bênçãos recebidas. O repórter Élio Kohut esteve por lá na semana passada e conversou com romeiros de vários cantos do País. Neste feriado, os padres da Basílica de Aparecida aguardam cerca de 200 mil fiéis. Por ano, 12 milhões de devotos passam pelo local.
A romeira Luciana Siqueira, do município de Lorena (SP), foi até Aparecida do Norte para agradecer pela graça que recebeu em favor da filha. Um médico apontou a possibilidade de que ela apresentava algum problema na vesícula, mas as suspeitas não foram confirmadas depois de uma bateria de exames. Hoje, a filha de Luciana está bem.
João Silva, de Tremembé (SP), cidade próxima a Taubaté, afirma que também veio agradecer uma graça alcançada a Nossa Senhora Aparecida. Ele contou ao repórter Élio Kohut que sofreu uma paralisia do pescoço para baixo e que, depois de interceder à padroeira, começou a recuperar os movimentos. “Hoje estou andando e estou quase 100% bom”, disse.
Alaíde dos Santos viajou mais de mil quilômetros de Capitão Leônidas Marques (PR), próximo a Cascavel, até Aparecida do Norte. A romeira veio de longe não apenas por uma imensa vontade de conhecer a Basílica Diocesana de Aparecida como também para pedir a cura de nódulos que ela tem na garganta, por um problema na glândula tireoide. “Sei que a Mãe vai me curar mesmo”, acredita.
Marcos Antonio de Morais, de São Paulo (SP), foi até Aparecida para pagar uma promessa para uma graça que espera alcançar sob intermédio de Nossa Senhora Aparecida. Marcos preferiu manter segredo de seu pedido à Padroeira do Brasil. Ele atravessou a passarela da fé de joelhos.
Sobre a travessia, disse: “A força vem dela [de Nossa Senhora Aparecida] e de Deus também. Chega um momento determinado da subida em que parece que ela mesma nos empurra a concretizar essa tarefa. E graças a Deus e a ela, eu consegui”, afirma.
Cícero Saraiva Neto veio com uma romaria da cidade de Susano, Região Metropolitana de São Paulo. Os fiéis saíram numa romaria a cavalo e levaram dias para percorrer 248 km entre lá e Aparecida. A romaria, para ele, é um momento de confraternização, amor, paz, união e amizade.
Ao todo, 48 cavaleiros participaram da romaria. “Aqui tem empresário, promotor, advogado, industrial, pobre trabalhador e o tratador que cuida dos animais. Somos todos do mesmo tamanho. O que vale aqui é a humildade, a dignidade e, acima de tudo, o respeito de um com o outro”, contou.
Cícero planejava vir no ano anterior até Aparecida junto com a esposa, com quem permaneceu junto durante 39 anos – eles se casaram com apenas 15 anos. Mas ele não conseguiu vir, pois tinha acabado de se tornar viúvo. Sobre o lombo de uma mula de quatro anos, ele assegura que é obra divina o animalzinho ter aguentado a viagem toda.
O padre José Marques, de Aparecida, explica que o Dia da Padroeira, celebrado no próximo domingo (12) é muito importante para toda a comunidade católica no Brasil. Anualmente, a Basílica de Aparecida recebe 12 milhões de fiéis. Somente para este feriado, são aguardados entre 175 mil e 200 mil peregrinos.
“É um dia muito abençoado, porque acolhemos esse povo na maior alegria, com a maior fé. E eles são os primeiros a passarem essa fé para nós, padres e para quem trabalha aqui no Santuário. São dias de bênção muito grandes. Celebrar a Padroeira é celebrar a fé do nosso povo. Celebrar a alegria de que nós temos alguém que é nossa Mãe e que caminha conosco e nos indica sempre Jesus. Maria sempre é aquela que nos aproxima do Senhor, tanto que foi por ela que o Senhor veio até nós”, explica o sacerdote.
O tema de reflexão do Dia da Padroeira neste ano é “Maria nos quer solidários a todos na dor”. Segundo o padre, sabermos ser solidários é a grande mensagem que Nossa Senhora Aparecida deixa para o povo brasileiro.
Para o padre, o maior milagre que pode se atribuir é o carinho e a fé do povo, considerando as dificuldades que a grande maioria enfrenta para poderem estar ali presentes.
“Diria que 90% vem até aqui para agradecer; então percebemos a ação de Maria na vida do nosso povo. Não foi por acaso que Jesus nos deu ela como mãe no Calvário. Ela é a mãe e a mãe continua agindo, ainda mais agora que ela está lá no céu. Se nas Bodas de Canaã ela conseguiu de Jesus o primeiro milagre, a transformação da água em vinho. Ela continua sendo agora a Mãe bendita que, olhando para nós e para o povo que tem fé e levanta a ela as mãos em súplica, concede tantas bênçãos e graças”, explica.
Confira aqui mais fotos de 2013
Confira aqui mais fotos de 2014
Confira as entrevistas:

Cícero Saraiva Neto

Ouça aqui a entrevista.

Luciana Siqueira
Ouça aqui a entrevista

Alaíde dos Santos
Ouça aqui a entrevista

João Silva
Ouça aqui a entrevista.

Marcos Antonio de Morais.
Ouça aqui a entrevista

Padre José Marques 
Ouça aqui a entrevista
Ouça aqui a bênção do Padre José Marques, de frente a basílica velha para os ouvintes da Rádio Najuá e para o povo do Paraná.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.