quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Carros do Mercosul terão placa unificada em 2016



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Zero Hora Imagem: Zero Hora

Dentro de 14 meses, em 2016, os novos veículos de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela devem começar a receber um novo modelo de placas, único para todos os países do Mercosul. A data foi estipulada em 2012, porém, dois anos depois, ainda são escassas as definições sobre o tema.
As placas devem ter sete ou oito caracteres, com a abreviação da cidade e do país, e a ideia é que todos os países tenham um design parecido, como na União Europeia. Mas ainda não está definido como será feita a substituição das placas dos veículos em circulação, como serão abreviadas as cidades e se o seguro obrigatório também valerá em todos os países, eliminando a Carta Verde, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Aliás, o Denatran também não soube responder se a imagem de uma placa com oito caracteres, que segundo a imprensa argentina teria sido apresentada nas reuniões do Grupo de Trabalho para a Elaboração e Implementação da Patente Mercosul, é verdadeira. Segundo o órgão, a única definição é que serão sete caracteres.
A discussão sobre o assunto iniciou em 2010 com o objetivo de facilitar a circulação entre os países do bloco. No último dia 27 de agosto, o Grupo de Trabalho para a Elaboração e Implementação da Patente Mercosul se reuniu em Buenos Aires para avançar no projeto. Segundo o Itamaraty, foi decidido o modelo da placa, com os aspectos gráficos e os elementos de segurança, mas este projeto ainda deve ser referendado pelo Grupo Mercado Comum para ser oficializado e divulgado. Não há prazo para que isso aconteça.
Segundo a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Venezuela e Argentina pressionam para que o processo de troca das placas seja acelerado. Os dois países estão com o sistema de placas praticamente esgotado e pretendem alterar diretamente para o modelo unificado do Mercosul.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.