terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vereadores de Ipiranga instauram CPI para investigar atos do Poder Executivo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bruno Ávila Imagem: Bruno Ávila

Nesta noite de 04 de Agosto de 2014, logo após o término da 19º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ipiranga, foram protocoladas e respectivamente instauradas duas CPI'S (Comissão Parlamentar de Inquérito), para fiscalizar e investigar atos do Poder Executivo Municipal. Os vereadores responsáveis pela abertura são: Miguel Angelo Blum (DEM), Maicon Vinicius Dalazoana (PSC) e Inri Makerli Carneiro (PV). A instauração das duas CPI'S se dão mediante Artigo 59 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ipiranga, Artigo 32 da Lei Orgânica Municipal e do Parágrafo terceiro do Artigo 58 da Constituição Federal. A primeira CPI foi instaurada no intuito de averiguar supostas irregularidades na aquisição, distribuição e armazenamento de materiais de construção referentes ao Pregão Presencial nº. 22/2013 e seus respectivos contratos nº. 67, 68 e 69/2013. Já a segunda CPI foi instaurada para averiguar supostas irregularidades na aquisição e armazenamento de colchões, cobertores e cestas básicas de alimentos pelo município de Ipiranga, no ano de 2014.
ENTENDA COMO FUNCIONA UMA CPI.
CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) é um tipo de comissão parlamentar que serve para discutir, ouvir depoimentos, e tomar informações diretamente a respeito de um assunto, com base no interesse público. Em outras palavras, serve para investigar e analisar indícios de corrupção no governo, para examinar irregularidades, etc. A CPI é conduzida pelo poder Legislativo. Assim, é composta pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Para a maioria dos historiadores, a CPI surgiu na Inglaterra em 1571, na época da rainha Elisabete I. No Brasil, as comissões foram feitas pela primeira vez na época do Império. Em 1934, a criação das CPIs foi garantida pela Constituição brasileira.
Vale ressaltar que o objetivo de uma CPI é unicamente investigar, não é de sua competência, aplicar penas. Entretanto, a comissão dispõe de certos poderes de investigação semelhantes ao de uma autoridade judicial, podendo inclusive, solicitar quebra de sigilo bancário; requisitar informações e documentos sigilosos; ouvir testemunhas, sob pena de condução coercitiva; etc. Todavia, esses poderes não são idênticos aos dos magistrados, visto que a comissão não pode efetuar prisões, quebra de sigilo telefônico, nem ordenar busca domiciliar.
Para se instaurar uma CPI, é necessário que a idéia tenha a aprovação de, no mínimo, um terço dos parlamentares, fora outros requisitos exigidos na legislação. Quando a comissão envolve as duas casas, Senado e Câmara, é chamada de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).
Geralmente, a CPI tem um tempo determinado de 60 dias, que pode ser estendido. O relatório final das investigações é de responsabilidade exclusiva do relator, escolhido por votação. Após o mesmo ser aprovado pela Comissão, é encaminhado para o Ministério Público, órgão responsável por tomar as providências necessárias e encaminhar o caso para o Judiciário.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.