sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Veja os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Divulgação


No Dia Nacional de Controle do Colesterol, comemorado nesta sexta-feira (8), especialistas chamam atenção para o controle da substância para melhor qualidade de vida.
Além de realizar atividades físicas e realizar exames periódicos para controlar a substância, a endocrinologista Giordana Maluf afirma que a alimentação é a chave para o controle dos níveis de LDL e HDL (os dois tipos de colesterol).
― A redução da ingestão de gordura trans, encontrada na margarina, sorvete, batatas fritas e biscoitos e de gordura saturada, presente em bacon, carnes gordurosas, laticínios integrais e azeite de dendê, por exemplo, pode ser um bom começo.
Segundo o diretor clínico e cardiologista do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, é importante entender quais são os tipos de colesterol para fazer o controle.
― Existem dois tipos de colesterol: O LDL, considerado o “colesterol ruim” e que pode provocar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias e o HDL, considerado o “colesterol bom”. Esse segundo é responsável por retirar o colesterol das células e facilitar sua eliminação do organismo.
O colesterol é um tipo de gordura presente em vários alimentos, mas também é gerado pelo organismo. Apesar de desempenhar funções importantes, o excesso desta substância pode trazer grandes prejuízos. Em excesso, o colesterol LDL se torna prejudicial por aumentar exponencialmente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares que, segundo a Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), afetam cerca de 17,1 milhões de pessoas em todo o Brasil.
De acordo com Gebara, o excesso deste tipo de colesterol não apresenta sintomas e, por isso, é indicada a realização de exames frequentes, principalmente os pacientes do grupo de risco, que são os obesos, sedentários e com histórico familiar de morte por enfarto.
― Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas só é eficaz com uma mudança no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle são fundamentais para controlar o colesterol.
Para auxiliar o controle, os especialistas prepararam uma lista com alimentos que devem ser evitados e incluídos na dieta. Veja!
— Alimentos ricos em colesterol ruim (LDL):
Bacon, chantily, biscoitos amanteigados, doces e sorvetes cremosos, camarões, queijos amarelos, carnes vermelhas, gemas de ovo, creme de leite, lagosta e ovas de peixe.
— Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol LDL:
Bagaço de laranja, couve flor, mamão, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, pera, cenoura e feijão.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.