sábado, 2 de agosto de 2014

Pesquisa explica estereótipo do culto de óculo e liga escolaridade a miopia

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Nicholas Bakalar (Uol) Imagem: Uol

Estudar em excesso pode prejudicar sua visão? Talvez. Um estudo alemão descobriu que quanto maior for o nível de escolaridade de uma pessoa maior a probabilidade de ela ser míope.
Os pesquisadores realizaram exames oftalmológicos e físicos em 4.685 pessoas de 35 a 74 anos. Aproximadamente 38% dos participantes eram míopes.
A porcentagem de alunos míopes entre os que terminaram os três níveis da escola secundária alemã variou de acordo com o tempo de estudo: dos que terminaram em 13 anos, aproximadamente 60,3% tinham o problema -- em comparação, o índice ficou em 41,6% dos que estudaram por 10 anos, 27,2 dos que estudaram por nove anos e 26,9% dos que não chegaram a terminar seus estudos.
A porcentagem de míopes também foi maior entre os graduados do que entre os que realizaram cursos profissionalizantes ou não receberam treinamento profissional. O estudo foi publicado online no periódico "Ophthalmology".
A associação permaneceu após serem considerados os fatores idade, sexo e diversas variações nas sequências de DNA conhecidas pela associação com a miopia.
"O efeito das variações genéticas sobre a miopia foi bem menor que o efeito do nível de escolaridade", afirmou a dra. Alireza Mirshahi, oftalmologista do Centro Médico da Universidade de Mainz. "Costumávamos pensar que a miopia fosse determinada por fatores genéticos. Esse estudo é uma prova de que os fatores ambientais exercem um efeito bem maior do que se pensava."

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.