segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Mitos e verdades sobre o paracetamol



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Felipe Martini (Diário Catarinense) Imagem: Divulgação


Para os adeptos da automedicação ou aqueles que adoram ter uma farmácia na gaveta da cozinha, um medicamento nunca pode faltar: o paracetamol. O fármaco é um medicamento com propriedades analgésicas de baixa potência e anti-inflamatórias comumente utilizado para tratar dores. Por não ter o uso controlado, é um dos remédios mais consumidos no mundo. ZH conversou com dois especialistas para saber os benefícios e os malefícios da medicação.
1 – O paracetamol serve para qualquer tipo de dor – Mito
Segundo o neurologista Pedro Schestatsky, coordenador do Departamento Científico de Dor da Academia Brasileira de Neurologia, existem três tipos de dor: a dor nociceptiva, que é a dor do músculo, dos ossos, dos ligamentos; a dor neuropática, que se caracteriza pela lesão do nervo; e a mista, que é uma mistura das duas. O paracetamol é especificamente recomendado para tratar a dor nociceptiva. O medicamento até pode responder para as outras dores, mas isso depende do paciente.
2 – Tomar antes da atividade física evita o superaquecimento e prolonga o tempo de treinamento – Verdade
Semelhante à dipirona, o paracetamol tem propriedades antitérmicas. Ele evita o superaquecimento do organismo, mas não é recomendado para atletas, porque pode mascarar uma hipertermia maligna, doença muscular relacionada à atividade física.
3 – Tomar paracetamol na gravidez pode prejudicar a formação do bebê – Mito
Para o Dr. Luciano Mello, professor de Farmacologia Médica da UPF, não existe contraindicação no uso do medicamento na gravidez. Entretanto, a administração do analgésico tem que ser avaliado pelo médico. A gestação não é o momento de se tomar qualquer tipo de remédico sem orientação médica.
4 – Tomar paracetamol para curar a ressaca pode causar lesões hepáticas – Verdade
O paracetamol é a principal causa de morte por falência hepática no mundo. O uso diário acima de quatro comprimidos de 500 mg já pode comprometer o fígado. O medicamento atenua a dor de cabeça, mas não tem efeito específico sobre a ressaca. Tanto o álcool quanto o paracetamol tem toxicidade hepática, e o mais indicado é controlar a quantidade ingerida de bebida e manter a hidratação com água e sucos.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.