sábado, 2 de agosto de 2014

Compra de moto na internet é chamariz para golpes



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Cicero Lima (Uol) Imagem: Uol


A internet simplificou muito a compra ou venda direta de produtos. Basta uma pesquisa rápida em sites especializados e pronto: vários anúncios estarão à disposição para negociar diretamente com o proprietário, sem intermediários. Tudo muito prático, mas também perigoso: é cada vez maior o número de golpistas que aproveitam as facilidades da rede para fisgar vítimas, quase sempre usando a mesma tática: ofertas com preços bem abaixo do mercado e/ou condições incríveis de pagamento.
O mercado de motocicletas é um dos nichos nos quais agem as quadrilhas. Elas usam dos mais variados artifícios para ludibriar a vítima, de acordo com a complexidade do golpe: telefonemas em nome de empresas, fotos bem convincentes e até documentos verdadeiros são usados para mostrar que, apesar do preço muito baixo, trata-se mesmo de um negócio "seguro". 
Sempre desconfie de uma oferta com preço muito abaixo da média do mercado Ao navegar por sites de compra e venda de motos, é possível encontrar diversos desses golpes. Aprenda abaixo como funcionam alguns, para poder escapar de problemas caso queira fazer negócio por meio do computador.
TRAUMA FAMILIAR
História clássica em que o golpista se apoia num drama familiar para justificar o valor muito abaixo da média. Pode ser, por exemplo, o "filho" que se acidentou andando naquela motocicleta, provocando traumas na mãe. "Minha mulher chora cada vez que vê essa moto", argumenta o golpista.
Ao consultar o número de Renavam e pedir os documentos, o comprador não encontra problemas, e é aí que entra a segunda parte do plano. O suposto vendedor avisa que outra pessoa entrou em contato, mas que dará preferência à vítima, desde que esta deposite um sinal -- geralmente acima de R$ 2.000 -- para "segurar" a oferta. Ao chegar para buscar a moto, ela não existe.
E como o golpista enviou documentos e dados válidos para a vítima? De uma forma simples e inacreditável: são cópias de documentos enviados por outro anunciante, a quem ele se fez passar por potencial comprador. Depois é só achar imagens de uma unidade com as mesmas características do documento apresentado e esperar que alguém fisgue a isca.  

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.