segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como melhorar o sinal do wi-fi na sua casa



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Luísa Martins (Zero Hora) Imagem: Divulgação


Na sala, você consegue atualizar o Facebook do computador numa boa. Mas ao ir para o quarto, nenhuma foto do Instagram carrega no seu celular. É o que acontece quando o sinal do wi-fi encontra barreiras que o impedem de chegar a todos os cantos da casa. Medidas simples podem ajudar o usuário a resolver o problema de forma caseira.
Nada de enrolar o roteador com papel alumínio, colocar forma de bolo ao lado do aparelho ou envolver a ponta da antena com uma palha de aço, como antigamente se fazia nos aparelhos de televisão. É tudo lenda.
– Nada disso funciona efetivamente – diz o professor da Faculdade de Tecnologia Senac Flávio Luis Wisnevski, mestre em engenharia elétrica.
Outros ajustes menos mirabolantes fazem o equipamento funcionar melhor. O roteador pode não ser um aparelho muito bonito, mas não é recomendado escondê-lo, e sim posicioná-lo estrategicamente. Paredes, colunas e até móveis grandes podem interferir no sinal sem fio.
O ideal, recomenda Wisnevski, é deixá-lo no ponto mais central da residência, de preferência em um lugar alto, já que as ondas do wi-fi viajam para baixo e lateralmente.
Outros aparelhos também interferem
Aparelhos elétricos conectados na mesma rede de energia também interferem no sinal. Por isso, evite colocar o roteador próximo a telefones sem fio, outros roteadores ou forno de micro-ondas.
– O modem que utilizamos em casa trabalha na mesma frequência livre desses equipamentos, a de 2,4 gigahertz – diz Wisnevski.
O engenheiro afirma que nessa frequência há 11 canais nos quais os eletrônicos podem operar – em três deles, os sinais dos diferentes aparelhos não se sobrepõem. Segundo ele, algo que pouca gente faz, é verificar em qual deles o modem está trabalhando, a partir de um aplicativo chamado InSSIDer.
– Se estiver configurado no mesmo canal de outros equipamentos ou se for o mesmo canal do wi-fi do vizinho, é bom trocar. Configurando o roteador para um canal de frequência que ainda esteja livre, o sinal melhora.
Repetidores de sinal também são boas opções para casas maiores. É um equipamento que, em vez de criar um sinal, retransmite o que já existe.
E se o wi-fi também não chega ao seu smartphone, tente trocar a capinha, caso ela seja de metal: por ser um material condutor, pode atrapalhar a recepção do sinal.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.