quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CBF e Bom Senso acenam com possível acerto



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Pedro Lopes (Uol) Imagem: Divulgação


Depois de muitas trocas de opiniões em sentidos contrários, CBF, dirigentes do país e representantes do Bom Senso FC chegaram a um acordo nesta quinta-feira para que a discussão da situação financeira dos clubes avance. Uma reunião em São Paulo chegou ao consenso sobre a criação de órgão independente de fiscalização.
De acordo com a conversa desta quinta, a criação do órgão independente de fiscalização dos clubes seria incluído na Lei de Responsabilidade Fiscal, que deve ser votada em setembro pela Câmara dos Deputados.
"A reunião foi excelente, saímos muito otimistas. Foi um grande passo para a melhoria do futebol. As arestas foram quase todas apagadas. Estamos falando a mesma língua", afirmou Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba e espécie de interlocutor da CBF na questão.
"Foi uma das primeiras reuniões animadoras, com o consenso sobre a criação de um órgão fiscalizador. O que falta definir é como ele será composto e finalizar isso com a CBF e a comissão de clubes. A reunião também acabou com muito 'diz-me-diz' que tinha. Há um consenso a partir de agora", manifestou Ricardo Borges, representante do Bom Senso na reunião em São Paulo.
De acordo com estudos preliminares feitos pelo Bom Senso, o órgão de fiscalização independente proposto teria o custo de R$ 3,5 milhões por ano, com 15 funcionários. Na reunião desta quinta ficou acertado que o modelo passará por uma rediscussão. No entanto, a CBF se mostrou disposta a arcar com os custos.
"O custo desse instrumento é muito pouco se comparado com o benefício que ele trará ao futebol brasileiro", indicou Vilson Ribeiro de Andrade.
Ainda existem outras pendências para que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja votada. Os clubes concordam com o uso da taxa de juros no financiamento e aguardam uma resposta definitiva do governo para acertar o parcelamento e o prazo.
Na reunião desta quinta, o Bom Senso também manifestou o desejo de maior periodicidade de fiscalizações de cumprimento das responsabilidades fiscais e trabalhistas. O movimento de jogadores ouviu dos clubes um sinal positivo sobre a demanda, e esta fiscalização pode ser até mensal.
Representantes do Bom Senso se reúnem na próxima segunda-feira com o Ministério do Esporte para continuar debatendo detalhes sobre a questão.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.