quinta-feira, 14 de agosto de 2014

5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Lívia Neves (Revista Shape) Imagem: Uol


Quando se entra em uma dieta, os alimentos naturais tornam-se prioridade no cardápio, que é complementado com sugestões práticas como barrinhas de cereal para facilitar o andamento da rotina.
Porém, nem sempre essa opções facilitadas são consideradas “amigas” da dieta. O nutricionista Diego Veiga explica por que esse itens devem ser consumidos com moderação.
Confira:
1. Embutidos
O peito de peru é um dos queridinhos do regime, porém os alimentos embutidos apresentam um baixo valor nutricional. “São pobres em vitaminas e minerais, pois sofrem uma grande ação em seu processamento”, aponta Diego.
Apesar de parecerem boas opções para lanches, o nutricionista alerta para o alto índice de sódio contido nesses alimentos.
2. Enlatados
O atum e o mix de legumes enlatados, também considerados saudáveis, apresentam níveis altos de gorduras saturadas e conservantes químicos. “O consumo constante pode levar ao aumento do colesterol, do acido úrico, da pressão alta e gerar elevados números de radicais livres”, esclarece o nutricionista.
Segundo Diego, os enlatados possuem ação pró-inflamatória e, com seus respectivos conservantes, nitrito e nitrato, colaboram para uma ação cancerígena.
3. Barrinha de cereal
Acredita-se que as barrinhas complementam o planejamento nutricional com cereais compactados e sabor de frutas. “Mas isso pode levar as pessoas ao consumo de um produto rico em açúcar e pobre em fibras”, esclarece Diego.
Por isso, na hora de escolher a barra, o ideal é ler as informações da embalagem, principalmente a lista de ingredientes utilizados.
4. Queijos
“O queijo é um alimento derivado do leite de cabra, ovelha, vacas e outros mamíferos e apresenta uma boa quantidade de cálcio e fósforo”, afirma o nutricionista. Porém, o fator que poder tornar o queijinho perigoso é o seu processamento industrial, durante o qual ele recebe compostos químicos e gorduras, transformando o alimento.
Diego destaca que mesmo as versões lights, quando consumidas de maneira inadequada, contribuem para o aumento do colesterol, retenção hídrica e enxaqueca. A dica do nutricionista é investir no queijo cottage, que tem alto teor proteico e pouca gordura.
5. Sucos de caixinha
Não é todo dia que dá para preparar um suquinho natural e é ai que os de caixinha ganham espaço. “Mas essa praticidade pode levar ao corpo alguns malefícios e perigos”, lamenta Diego.
Devido à grande quantidade de açúcares, semelhante aos refrigerantes, o suco industrializado dificulta a perda de gordura. O nutricionista também menciona a presença de edulcorantes que são pró-oxidantes e possuem caráter cancerígeno.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.