quarta-feira, 16 de julho de 2014

Más condições de estradas rurais impedem estudantes de ir à escola em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: RPC TV


Estudantes que vivem em dois distritos rurais de Prudentópolis, na região central do Paraná, não conseguem ir à escola porque nos dias de chuva o ônibus escolar não passa pela estrada rural, que fica cheia de barro e pedras. Em junho, os moradores da localidade de Matão entraram na Justiça para pedir à prefeitura a manutenção das estradas rurais, mas a adminstração municipal recorreu da decisão e conseguiu prorrogar o prazo da ação. Contudo, os moradores dos distritos continuam encontrando dificuldades para trafegar na via.
A mãe do estudante Alisson Rodrigo Czeklski, Carmen Czeklski, diz que o filho está com notas baixas por causa das faltas. “A maioria dos dias ele não vai para aula. A gente levanta bem cedo e ele não vai”, disse a mãe. Já o menino afirma que quando vai para a aula, não consegue acompanhar o restante da turma. “A gente quase não vai para a escola e quando vai, não tem noção do que os outros aprenderam. A gente fica sem saber o que fazer no conteúdo”, diz o estudante de 13 anos.
A estudante do terceiro ano do ensino médio, Claudete Oleniciz, desistiu de tentar prestar vestibular este ano por causa das notas baixas e do número alto de faltas. “Quando começa a chover, o transporte não vem, às vezes é a ponte que caiu ou a estrada que está ruim. É sempre ruim. A gente perde matéria, perde semanas, meses em casa. Quando a agente volta, tentamos correr atrás do conteúdo perdido, mas é difícil recuperar”, revela a estudante.
Já a estudante do segundo ano do ensino médio, Aline Oleciciz diz que o sonho é dar um futuro melhor aos pais. “A gente não pode ter o que a gente quer, ver os outros lá, todos inteligentes, e a gente por baixo, sempre por baixo”, desabafa a jovem.
A diretora da escola, Carina Gasparin Rampi, diz que alguns estudantes estão com até 77% de falta só este ano, sendo que o máximo permitido é de 25% no ano todo. “Nós decidimos encaminhar uma documentação até o Núcleo Regional de Educação para eles nos darem um parecer de como nós devemos proceder. Todos os nossos alunos de Matão e de Patinhos estão excedendo os 25% e nós estamos tentando repor o que eles perderam com conteúdo domiciliar”, explicou.
A Prefeitura de Prudentópolis informou que está reconstruindo pontes na região de Matão e Patinhos, mas não informou quando as obras vão ficar prontas. Já a Secretaria Estadual da Educação afirmou que os alunos não serão prejudicados com relação as faltas e que os estudantes já começaram a repor os conteúdos perdidos.
Confira a reportagem da RPC TV:
 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.