quarta-feira, 2 de julho de 2014

IBGE divulga mapas estatísticos que alteram limites entre municípios



By: INTERVALO DA NOTICIAS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (30), os novos Mapas Municipais Estatísticos de 2013. A publicação vem com 166 alterações nos limites municipais ou distritais do Brasil.
Segundo os dados informados pelo site do instituto, foram 143 alterações na Bahia, oito no Maranhão, seis em Alagoas, quatro no Paraná, duas em Pernambuco, uma no Espirito Santo, uma em São Paulo e uma na Paraíba. O instituto afirmou que cada uma das alterações territoriais constantes dos Mapas Municipais Estatísticos envolve no mínimo dois municípios.
Segundo o IBGE, as estimativas anuais da população residente nos municípios levam em conta a situação atualizada da divisão político-administrativa brasileira, refletindo as modificações dos limites municipais e distritais decorrentes de nova legislação - alterando os descritores de limites municipais - ou de frações de áreas distritais entre municípios; de decisões judiciais (liminares e mandados); ou ainda de alterações ou ajustes cartográficos, como os decorrentes de inovações das geotecnologias sobre os insumos cartográficos que promoveram melhor identificação e representação dos polígonos municipais e distritais.
Para o acompanhamento sistemático dessas alterações, o IBGE afirma manter convênios ou acordos de cooperação técnica com órgãos estaduais, objetivando a correta aplicação das respectivas legislações sobre os limites municipais. Essas alterações do quadro territorial brasileiro foram encaminhadas pelos órgãos estaduais ou assembleias legislativas ao IBGE entre maio de 2012 a abril de 2013 para serem incorporadas na metodologia das Estimativas Populacionais de 2013.
Veja os novos mapas.
A relação de municípios que sofreram alterações pode ser encontrada aqui.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.