quinta-feira, 3 de julho de 2014

Hospital de Ponta Grossa começa a aplicar remédio para bebês de graça



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: UEPG

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), em Ponta Grossa, já está aplicando o medicamento palivizumabe gratuitamente. O medicamento é utilizado como prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros, com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica da prematuridade. De acordo com a diretoria do HURCG, a vacinação começou no município na sexta-feira (27) e segue até agosto, período de maior circulação do vírus.

O polo de aplicação do medicamento em Ponta Grossa abrange 48 municípios da região dos Campos Gerais e central do estado. O HURCG está entre os oitos polos que estão fazendo a aplicação do remédio no Paraná, que ficam em Curitiba, Campo Largo, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, e Cascavel.
Para receber a vacina, os pais devem protocolar pedidos nas regionais de saúde do estado. As requisições são encaminhadas para análises no Centro de Medicamentos do Paraná, e crianças que atenderem aos critérios de inclusão devem receber o aviso de agendamento para receber a aplicação em um dos polos.
A prescrição do medicamento deve ser feita pelo médico assistente da criança, que deve preencher formulário específico disponível nas farmácias regionais do estado. As doses, que podem chegar a até cinco por ano, devem ser registradas na caderneta de vacinação da criança.
Quem pode receber?
- Menores de um ano de idade que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas.
- Menores de dois anos de idade com doença pulmonar decorrente da prematuridade.
- Menores de dois anos de idade com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada.
Que documentos são necessários?
- Formulário Específico para Solicitação, Avaliação e Autorização de Palivizumabe.
- Relatório médico, com justificativa da solicitação, assinado pelo médico assistente.
- Receituário médico.
- Cópias da certidão de nascimento, do comprovante de residência, e do Cartão SUS.
No caso específico de pacientes com cardiopatia congênita, é preciso que o médico descreva no relatório o tipo da cardiopatia, os medicamentos utilizados, e cópia do laudo do ecocardiograma.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.