quarta-feira, 9 de julho de 2014

Empresa de Imbituva irá investir em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Felipe Carvalho

Depois da Guadalupe, mais uma empresa anunciou investimentos no município de Irati. Nesta segunda-feira, 7, a prefeitura assinou o protocolo de intenções para instalação da Calçados Schneider Julio Ltda. A empresa do ramo de calçados de Imbituva deve iniciar suas atividades dentro de 30 dias no barracão industrial da Vila São João. 
Inicialmente, serão gerados 20 empregos diretos. Esse número pode chegar a 150 até março de 2015, quando está previsto a construção da sede da empresa na Vila São João, em um terreno da prefeitura de Irati. Em entrevista à Najuá, o prefeito Odilon Burgath (PT), demonstrou sua felicidade de anunciar a vinda de mais uma empresa para o município, a segunda em menos de 30 dias.
“Uma aposta para o município, uma empresa sólida e importante de Imbituva, que também vem investir em nossa cidade. Nós já temos espaço no condomínio industrial da Vila São João, um local em que a empresa irá se instalar e gerar 20 empregos diretos para a produção de luvas. Num prazo de três a cinco anos, a empresa deve gerar de 300 a 500 empregos diretos”, acredita Odilon.
O prefeito de Irati explica que o novo investimento deverá gerar a mesma quantidade de empregos que a empresa Guadalupe- especializada no ramo da madeira, compensados, fabricação de estruturas para mobiliários e estofados. “A Guadalupe irá gerar 150 empregos podendo chegar a 300 em três anos. Nosso papel de gerar emprego e renda está sendo feito, e no mês de aniversário, nada como poder entregar um presente desses para a nossa população”, destacou.
ProgrideA Calçados Schneider Julio irá receber auxílio do Programa Iratiense de Desenvolvimento Econômico (Progride), que oferece benefícios para as indústrias que pretendem se instalar no município. Odilon diz que todas as decisões do Progride passam pela avaliação do Conselho Deliberativo do programa, que é formado por secretários municipais, ACIAI, FIEP e representantes da Câmara. Eles têm a missão de avaliar a mão de obra ofertada pela empresa e a matéria prima do município, para identificar se o investimento é viável.
“O Progride é a linha mestre que nós constituímos e nós esperamos que seja mantido pelas futuras gestões. Isso se constitui numa ferramenta essencial e tem dado resultado”, avalia Odilon.
Investimentos de R$ 10 milhões
Segundo o prefeito, o investimento da empresa de Calçados em Irati pode chegar próximo de R$ 10 milhões, incluindo contratação de funcionários e da infraestrutura para lançar sua linha de produção. A contrapartida do município será a construção de um barracão de aproximadamente 2.200 metros quadrados, que irá funcionar como sede da empresa. O local será cedido em forma de concessão real de uso.
“Se algum dia essa empresa, deixar por alguma razão, não mais com sua atividade, esse patrimônio é do município, assim como o que eles edificarem nessa mesma área ficará para o município. Então não há risco de que o município vai perder dinheiro. A empresa está abrindo um espaço para gerar emprego e renda, ela vai ampliar com o recurso próprio, em um período de três anos”, conta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Estanislau Fillus.
Outras empresas em Irati
Odilon comenta que outros investimentos estão confirmados, garantido assim geração de emprego e renda para a população de Irati e da região. Uma rede de supermercados está expandindo suas atividades e construindo uma nova unidade na Vila São João. Por meio do Progride, a prefeitura está auxiliando no trabalho de terraplanagem.
De acordo com o prefeito, outro grupo de empresários locais da área de alimentação, já protocolou o pedido de ajuda para adequação do terreno onde está instalada e ainda para expansão de suas atividades.
Em breve, também será inaugurada uma empresa do ramo de armazenagem e secagem de grãos, além da venda de insumos, no bairro Riozinho. A empresa deve gerar 40 empregos diretos.
Formalização do pequeno empreendedor
O prefeito de Irati ainda destacou a importância da criação do programa Poupa Tempo do Empreendedor e da Casa do Empreendedor. A partir desses projetos, o município conseguiu formalizar mais de 75 microempresários, cita Odilon.
Fillus diz que o número de empreendedores regularizados pode chegar a 100 no fim desse mês. O secretário afirma essa iniciativa beneficia tanto o microempreendedor, como a pessoa que contrata seus serviços.
“Existe uma Lei federal que faz com que alguns escritórios realizem a regularização do microempreendedor sem cobrar nada. Nós buscamos junto ao SEBRAE, quando assumi em fevereiro de 2013, assinamos os primeiros convênios e inauguramos [Casa do Empreendedor] em abril. A formalização dá uma segurança para quem contrata o trabalho dessa microempresa, que pode oferecer nota e por meio dela recolhe alguns encargos, mas lá na frente esse empreendedor também terá direito a aposentadoria”, explica Fillus.
Empresários falam sobre investimento em Irati
Os irmãos Alessandro e André Schneider, diretores da empresa de Calçados, que irá se instalar em Irati, falaram à Najuá sobre o investimento.
Os empresários disseram que começaram de forma tímida com o auxílio do pai (proprietário de uma empresa de Calçados em Imbituva). O objetivo era que os jovens aprendessem o ramo da família. Porém, em pouco tempo a empresa expandiu suas atividades e hoje conta com 170 colaboradores.
Alessandro revela que nos próximos dias será dado início ao processo de contratação de mão de obra para trabalhar na fabricação de luvas. “Em 30 dias, vamos colocar o maquinário e já ensinar o pessoal. Vamos trazer profissionais aqui para ensinar a produzir luvas para gerar mão de obra qualificada para o nosso ramo. Assim que engrenar e o negócio pegar, vamos fazer mais coisas relacionadas ao calçado mesmo. Não conheço a mão de obra de Irati no setor da indústria, mas não é difícil de aprender. São máquinas de costura, máquina de corte de couro, que não são difíceis de serem operadas”, avalia Alessandro.
Atrativos
O empresário afirma que a empresa optou pela implantação de uma sede em Irati, pelo potencial da mão de obra que o município oferece. “Irati tem faculdade e mão de obra bem qualificada. Lá na nossa empresa [em Imbituva] tem pessoas aqui de Irati”, ressalta Alessandro.
Fillus destaca que o Progride é outro atrativo para os empresários. “Falamos muito em desenvolver essa cidade gerando empresa e renda. Conseguimos num curto espaço de tempo com a aprovação do Progride, ferramenta que nos deu a condição com a destinação de 1% da arrecadação de impostos para esse fundo, esse fundo administrado por um conselho do Progride, pode oferecer um pouco para eles [empresários]. No passado não tínhamos essa condição. Veio a lei e hoje estamos colhendo os primeiros frutos”, conclui Fillus, que agradece a confiança e credibilidade que os empresários estão tendo com a administração municipal e com a infraestrutura ofertada em Irati.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.