terça-feira, 22 de abril de 2014

Manifestantes levam ao Senado 350 mil assinaturas pela aprovação do marco civil da internet



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Patrícia Oliveira (Senado) Imagem: Agência Senado


Uma manifestação organizada pela rede Avaaz e apoiada por diversas entidades da sociedade civil levou ao Senado 350 mil assinaturas virtuais pedindo a aprovação do marco civil da internet.
Com a discussão da matéria no Plenário da Casa nesta terça-feira (22), os responsáveis pela petição online buscaram o apoio dos senadores para a votação do texto de forma integral preservando os conceitos de neutralidade da rede, liberdade de expressão e a privacidade do usuário.
- O Brasil vai se tornar, com a aprovação do marco civil, o primeiro grande país a consolidar a neutralidade da internet na sua legislação - disse o diretor de campanhas da Avaaz, Michael Freitas Mohallem.
A mobilização foi iniciada pelo músico, e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Os organizadores explicaram que o texto do projeto começou a ser debatido em 2007 com o envolvimento de milhares de pessoas. Eles afirmaram que campanha não representa um acordo das bancadas, mas a vontade da sociedade brasileira, das empresas de telecomunicações, de setores da segurança pública e do Ministério Público.
O texto que veio da Câmara tramita no Senado desde 26 de março, foi distribuído para três comissões e aprovado em duas, com emendas de redação.
Os manifestantes pediram que o projeto (PLC 21/2014) não fique preso em meio a disputa entre oposição e governo. Senadores de vários partidos se uniram à campanha e prometeram empenho na votação de urgência para a matéria.
Para o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), trata-se de um passo "decisivo e importantíssimo" para o país. O líder do PSOL, Randolfe Rodrigues (AP), afirmou que o marco civil coloca o Brasil como "protagonista de uma agenda de vanguarda".
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), lembrou que este é apenas o início de um longo processo e destacou a importância da aprovação dessa legislação a tempo do evento internacional de governança da internet, que acontece em São Paulo nesta quarta (23).

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.