quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fumar maconha apenas uma vez por semana já pode danificar cérebro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bonde News Imagem: Divulgação

Segundo os resultados obtidos, o hábito de fumar a droga pelo menos uma ou duas vezes por semana pode afetar o tamanho e o formato de algumas regiões cerebrais ligadas à emoção e motivação. Alguns estudos anteriores haviam afirmado que o uso da maconha reestruturaria o cérebro. Este estudo é o primeiro que contraria as antigas descobertas.
A pesquisa analisou a ressonância magnética de 20 usuários de maconha, na faixa etária de 18 a 25 anos e comparou às ressonâncias de pessoas que nunca consumiram a droga.
As principais evidências foram encontradas no núcleo accumbens e na amídala cerebral, regiões associadas à motivação, emoções e vício. No cérebro dos usuários da droga o accumbens se mostrou maior e a amídala, deformada.
Os cientistas acreditam que estas diferenças são os efeitos de uma adaptação do cérebro em relação ao uso da droga.
De acordo com o professor Hans Breiter, o estudo mostrou-se importante ao desvencilhar a ideia de que a droga, ocasionalmente, não faria mal. "As pessoas acham que o uso recreativo não causa nenhum problema, mas nossos dados mostram que não é o caso", afirmou.
Segundo Anne Blood, co-autora do estudo, as áreas afetadas pela droga são de alta importância. "Elas formam uma base para que você avalie os aspectos positivos e negativos das coisas e tome decisões sobre elas", alertou.
Carl Lupica, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA, sigla em inglês), nos EUA, reafirmou a fala dos pesquisadores. "Essas observações são particularmente interessantes, pois estudos anteriores focaram em analisar o efeito da droga em usuários frequentes".
Apesar dos resultados, os especialistas são cautelosos. "Este é um estudo interessante. No entanto, é limitado e de pequenas proporções. Como sempre, são necessárias mais pesquisas", finalizou Peter Jones, professor de psicologia da Universidade de Cambridge.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.