terça-feira, 22 de abril de 2014

É em Ivaí que será a fase regional dos Jogos Escolares nesta sexta



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AEN Imagem: AEN

A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) começa na sexta-feira (25) em 14 cidades do Estado. A competição deve reunir aproximadamente 20 mil atletas nas disputas do atletismo, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa e voleibol. As cerimônias de abertura acontecem em Faxinal, Colombo, São José dos Pinhais, Assis Chateaubriand, São Jorge do Oeste, Candói, Ibaiti, Quedas do Iguaçu, Paranacity, Clevelândia, Santa Maria do Oeste, Ivaí, Reserva e Bituruna.
Os Jogos Escolares do Paraná receberam o título de maior competição escolar da América Latina. Entre os Estados brasileiros, o Paraná é o que mais investe neste tipo de competição, realizada em uma parceria das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo do Paraná e conta com a colaboração dos núcleos regionais de Educação e dos escritórios regionais do Esporte, além dos municípios que sediam os jogos.
COMO FUNCIONA - Os alunos que participam são divididos duas categorias. A categoria B envolve estudantes de 12 a 14 anos e a categoria A inclui alunos de 15 a 17 anos. Paralelamente, existem as modalidades adaptadas para alunos com necessidades especiais.
A competição é iniciada bem antes com a identificação de potenciais atletas entre os alunos dos estabelecimentos de ensino.Cada professor de Educação Física prepara equipes ou atletas para determinada modalidade e as inscreve nas fases municipais. Essa fase é organizada pelos municípios e não conta com participação do Estado. A escola vencedora representará a cidade na fase seguinte.
A fase regional, que começa na sexta-feira (25), é a segunda etapa da competição. O Paraná é dividido em 32 núcleos regionais de Educação e cada núcleo com seus municípios organiza uma competição, em que as grandes rivalidades regionais entre equipes e municípios proporcionam confrontos emocionantes. Os campeões de cada modalidade passam, então, para uma terceira fase, a macrorregional.
Na macrorregional, o Estado é dividido em oito regiões e cada sede organiza uma competição com os campeões de quatro núcleos regionais, além do município-sede. Ou seja, nesta fase ainda são 40 equipes disputando vagas para a próxima etapa. Nesta fase acontece a primeira seleção do xadrez e vôlei de praia. Os dois melhores em cada naipe, categoria e modalidade garantem vaga na fase final.
O sonho de cada atleta é participar da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, defender seu colégio, sua cidade, sua equipe. A fase final está dividida em duas datas. Uma delas vai congregar alunos da categoria B (12 a 14 anos) e acontecerá entre 20 e 28 de junho, em Cianorte. Já a fase final da categoria A será realizada de 25 de julho a 02 de agosto, com sede ainda a ser definida.
Os campeões de cada uma das modalidades coletivas e os melhores das categorias individuais representam o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com a participação de 26 estados e o Distrito Federal. As disputas da categoria B acontecem em Londrina, na faixa de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB). 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.