quarta-feira, 16 de abril de 2014

Câmara Mirim de Prudentópolis será comandada por mulheres



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Elas são maioria na Câmara Mirim de Prudentópolis e de forma inédita na política irão compor a primeira Mesa Diretora formada exclusivamente por mulheres. Quatro meninas foram escolhidas para comandar os pequenos legisladores. Ellen Gabriela Krik, de 13 anos, representante do Colégio Estadual Alberto de Carvalho terá a incumbência de presidir os trabalhos da Casa.
Poliana Alzira Noronha, do Colégio Barão de Capanema, foi designada como vice-presidente. Jessyca de Oliveira, do Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen, da localidade de Jesuíno Marcondes, será a primeira secretária, enquanto que Rinoely Bukievicz do Colégio Estadual Padre José Orestes Preima, na Linha Esperança, foi escolhida como segunda secretária da Câmara Mirim.
A eleição da Mesa Diretora foi realizada na terça-feira, 15, um dia depois da posse dos vereadores mirins que ocorreu na segunda-feira, 14, com a presença de pais, amigos e professores dos pequenos legisladores.
A primeira suplente do Colégio Estadual Vila Nova, Thaynara Rodrigues será convocada para assumir a vaga de Gisele Fontoura, que não esteve presente na cerimônia de posse e também da primeira reunião ordinária, que definiu os integrantes da Mesa Diretora.
Foi estabelecido que as sessões da Câmara Mirim serão realizadas sempre as quartas no horário das 18 h. As reuniões irão acontecer a cada 15 dias.
Vereadores mirins falam sobre o início dos trabalhosA reportagem da Najuá acompanhou o início dos trabalhos da Câmara Mirim de Prudentópolis e conversou com os pequenos legisladores.
Escolhida como presidente da Casa, Ellen disse que o desafio será grande, assim como a responsabilidade de buscar melhorias para as escolas e comunidades de Prudentópolis. Ela se mostrou contente de ter recebido uma votação expressiva dos colegas do Colégio Estadual Alberto de Carvalho. “Fui escolhida pelas amizades e a simpatia. Por fazer dois meses que estou no Colégio é muito gratificante. Desde o início procurei conversar com todo mundo e ser simpática”, comentou Ellen.
A presidente da Câmara Mirim também agradeceu a confiança dos outros legisladores. “É bom saber que os vereadores mirins confiaram e votaram em mim. Agora a responsabilidade é ainda maior”, ressalta.
Vice-presidente da Casa, Poliana espera ajudar no desenvolvimento de Prudentópolis. Ela agradece os colegas pelo voto de confiança e diz que terá uma grande responsabilidade por representar o Colégio Barão de Capanema. “Quem era o líder da sala era escolhido para concorrer. O professor me escolheu e ganhei. Pedi voto aos colegas e espalhei cartazes nas escolas”, diz Poliana, respondendo ao questionamento sobre como fez para obter os votos necessários para ser eleita.
A representante do Colégio Nosso Futuro, Nathany Cristina Gardasz Petriu, de 11 anos, explica que ficou sabendo da eleição para a Câmara Mirim através de um professor que passou nas salas avisando sobre o projeto. Ela promete retribuir a confiança depositada pelos colegas.
Ana Paula Zarinhak, que representa o Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen, da localidade de Jesuíno Marcondes, diz que procurou ser transparente em sua campanha eleitoral. Ela conta que fez a leitura da cartilha e explicou o que é a Câmara Mirim. Além disso, Ana Paula afirma que apresentou algumas propostas e pretende cumpri-las. 
Leonardo Alessi, do Colégio Estadual Imaculada Virgem Maria, demonstrou sua felicidade de representar os demais colegas na primeira Câmara Mirim da história de Prudentópolis. “Meus colegas entenderam as propostas e acharam que seriam bem representados por mim. Pretendo concretizar as propostas e trabalhar em prol da sociedade”, promete o pequeno legislador.
Luan Willian Grenzovski, do Colégio Alberto de Carvalho, comemora o apoio dos professores e diz que sua escolha como vereador mirim se deve aos amigos, que ajudaram no pleito. “Agora eleito quero retribuir ajudando meus amigos também”, comenta.
Representante do Colégio Vila Nova, Fábio Henrique Bobato, considera importante a implantação da Câmara Mirim, pois é uma oportunidade para poder pleitear melhorias nas comunidades e nas escolas do município.
Weliton Malinoski, do Colégio Capitão Domingos Vieira Lopes, na comunidade de Rio d’Areia, entende que fazer parte de uma Câmara Mirim exige responsabilidade e promete “fazer o seu melhor” em prol do município.
A primeira secretária, Jessyca de Oliveira, também falou sobre sua responsabilidade ao ser eleita como legisladora. “É um desafio grande. Sei da responsabilidade, pois mesmo sendo mirim estou contente por poder ajudar a trazer melhorias para todos”, enaltece.
Jessyca será responsável em realizar a leitura do expediente da Casa durante as sessões ordinárias. A pequena legisladora comenta que pretendia ser designada para esse cargo porque gosta de ler, mas lembra que a função exige responsabilidade.
Rinoely Bukievicz escolhida como segunda secretária da Casa foi uma das vereadoras mirins que obteve maior número de votos nas eleições realizadas nos colégios participantes do projeto. Mesmo assim, ela diz que não era esperava a votação, sobretudo, porque fez uma campanha simples. “Tive 118 votos, foi uma surpresa. Minha campanha não teve nada de mais. Só me apresentei normalmente e falei dos meus projetos. Recebi o carinho de todos. Foi surpreendente. Algumas escolhidas não participaram das eleições porque os pais não deixaram. Como minha prima se candidatou também resolvi tentar”, explica.
A pequena legisladora pretende contar com o apoio dos pais para fazer um bom trabalho. “É um desafio e também uma responsabilidade. Acho que consigo. Meus pais sempre me ajudam e incentivam. Espero contar com eles. Não deve ser muito difícil, mas é uma grande responsabilidade”, diz Rinoely.
Daniele Bugdanovicz, que estuda no Colégio Estadual Padre José Orestes Preima, mesmo de Rinoely, afirma que a Câmara Mirim é uma experiência nova e considera o trabalho como um meio de adquirir maturidade. “Vou dar o melhor de mim, pra que eu faça um bom trabalho e possa executar os projetos que estou planejando”.
Djenyffer Gonçalves da Silva, do Colégio Barão de Capanema, revela que procurou conversar com todos os colegas e representantes para conseguir o maior número de votos durante a eleição. Ela também conta que exibiu cartazes falando sobre seus objetivos, que espera cumprir depois de eleita. Djenyffer espera contribuir e ajudar no desenvolvimento das atividades do seu Colégio.
Cidadania
O presidente da Câmara de Prudentópolis, Júlio Makuch, destaca a participação das mulheres na Câmara Mirim. Dos 13 representantes, nove são meninas e quatro meninos. Autor do projeto para implantação da Câmara Mirim, Júlio avalia que a proposta é uma forma dos alunos exercerem a cidadania.
“Seguindo o Regimento Interno, logo no primeiro dia eles participaram da eleição da Mesa Diretora. Tivemos duas chapas e ocorreu um empate. Venceu a vereadora mirim mais velha, conforme determina o Regimento. Agora esperamos que todos possam trabalhar juntos depois dessa eleição. É um grande desafio e o primeiro passo foi dado. Estamos felizes como as coisas estão sendo conduzidas”, reitera o presidente da Câmara Municipal.
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: Ana Paula Zarinhak, Dhenyffer Gonçalves  e Daniele Bugdanovicz;
COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS: Weliton Malanoski, Nathany Cristina Gardaz Petriu, e Poliana Alzira Noronha;
COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO: Rinoely Bukiewicz, Jéssica de Oliveira e Fábio Henrique Bobato;
COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS : Luan Willian Grenzovski, Leonardo Alessi e Giseli Fontoura.
Em breve mais fotos e entrevistas com vereadores mirins

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.